Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 13 de dezembro de 2014

A gerente do mall Patio Buriti, Larissa Costa.
A gerente do mall Patio Buriti, Larissa Costa.
O charme da executiva Thais Phromann.
O charme da executiva Thais Phromann.
A gerente do mall Patio Buriti, Larissa Costa.
A gerente do mall Patio Buriti, Larissa Costa.
Duas mulheres maravilhosas Liege Bahia e Christiane Bahia.
Duas mulheres maravilhosas Liege Bahia e Christiane Bahia.

Feira entre os cinco do PIB

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na quinta-feira passada, Feira de Santana está entre os cinco municípios baianos que mais concentram Produto Interno Bruto, sendo 41,9% do PIB estadual em 2012 e eles são, além desta cidade: Salvador, Camaçari, Candeias e Simões Filho.

Congresso

Confirmado para o dia 17 de janeiro de 2015, em Feira de Santana, o 1º Congresso Estadual de Cronistas Esportivos, promoção da ABCD – Associação Bahiana dos Cronistas Desportivos, com o apoio da ABI – Associação Bahiana de Imprensa (Seccional Norte/Nordeste). Estão confirmadas as seguintes participações como palestrantes:   Marcio Martins, Presidente da ABCD e Vice-presidente da ACEB – Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil,  Ednaldo Rodrigues, Presidente da FBF,   Dilson Barbosa, Radialista, Advogado, Comentarista Esportivo,   Eraldo Leite, Presidente da ACEB – Associação de Cronistas Esportivos do Brasil e Comentarista, Rádio Globo RJ,   Luiz Ademar, Comentarista SportTV, blogueiro do Futebol Caipira e presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.

Vítimas de desastres

Cerca de 900 pessoas participaram de quinta-feira até hoje, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, do Curso Preparatório para Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres. Os trabalhos foram abertos com palestra de Carlos Eduardo Palhares, perito criminal da Polícia Federal e presidente do Interpol DVI Steering Group.

A importância da preparação de agentes de órgãos civis e militares para o trabalho nos diferentes tipos de desastres, como aéreos, automobilísticos e incêndios, foi enfatizada por Carlos Palhares como prioridade no cumprimento de protocolos internacionais. Neste sentido, ele elogiou o interesse e a participação, no curso, de membros de entidades de diversos estados brasileiros, como Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, DPT, Samu, Guarda Municipal, Defesa Civil, Resgate e Especialistas em áreas como Odontologia. Até hoje estão previstas, ainda, palestras com a participação de Rafael Guerra (pesquisador da Universidade de Harvard) e do tenente-coronel Antonio Julio Nascimento Filho (Corpo de Bombeiros). Serão abordados temas como Histórico dos Desastres Aéreos, Planejamento de Ações Conjuntas e Atividade Prática/Demonstrativa e Elaboração de Relatório e Planejamento.

Entre as piores?

 Em uma pesquisa da Delta Economics & Finance/América Economia e divulgada pela revista Exame a cidade de Feira de Santana fica na 90ª colocação no ranking das 100 melhores e piores cidades para se viver. Ainda da Bahia, a cidade de Vitória da Conquista está na colocação 95ª. Salvador é a 27ª melhor cidade para se morar. A consultoria chegou a esta conclusão após analisar 77 características de cada uma das mais de 5,5 mil cidades do Brasil. O estudo levou em conta variáveis relacionadas à qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, economia e governança, entre outros fatores.

Representação

O coronel PM Adelmário Xavier, comandante da Região Leste, representou o comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Alfredo Castro na manhã de ontem durante a solenidade de abertura do Curso Preparatório para Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres, em Feira de Santana. O evento é uma iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que reuniu representantes da União das Forças de Defesa Social do estado. Além da PM esteve presente, Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e outros.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3136 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]