Concerto de Arthur Moreira Lima leva cinco mil pessoas ao centro de Feira de Santana

Apresentação de Arthur Moreira Lima marcou a última noite do Natal Encantado 2014.
Apresentação de Arthur Moreira Lima marcou a última noite do Natal Encantado 2014.
Apresentação de Arthur Moreira Lima marcou a última noite do Natal Encantado 2014.
Apresentação de Arthur Moreira Lima marcou a última noite do Natal Encantado 2014.

“Essa eu conheço”. “Essa eu já ouvi”. Na noite desta terça-feira (23/12/2014), milhares de pessoas tiveram um contato mais íntimo com a música erudita e perceberam que algumas destas canções  fazem mais parte da memória musical do que imaginavam. O concerto do renomado pianista Arthur Moreira Lima contagiou o público de mais de cinco mil pessoas na Praça Monsenhor Renato Galvão (Praça da Matriz), na última noite do Natal Encantado 2014.

Diante do clima natalino, o repertório foi aberto com a cantata 147 “Jesus, alegria dos homens”, de Johann Sebastian Bach. Em seguida, a interpretação da canção “Polonaise”, de Frédéric Chopin, arrancou aplausos entusiasmados do público. A principal proposta de Moreira Lima, democratizar a música erudita e valorizar, em sua devida dimensão, a música popular brasileira, ficou clara em sua participação no Natal Encantado.

Após apresentar ao público grandes clássicos de Mozart, Liszt, Nazareth, Chopin, Piazzolla, e Bach, o pianista deu vez a música nacional. “O trenzinho caipira”, de Villa-Lobos, fez muita gente relembrar a infância, com um arranjo de elevadíssima qualidade para a tradicional canção de ciranda de roda.

O público não conteve o entusiasmo nos primeiros acordes de “Asa Branca”, clássico de Luiz Gonzaga, considerado um dos hinos do nordeste. O compositor Pixiguinha também foi homenageado no repertório de Moreira Lima. O show foi encerrado ao som do hino nacional, acompanhado de pé pela plateia.

Moreira Lima destacou a satisfação diante da receptividade do povo feirense e do nível de organização do Natal Encantado. “Este festival já está entre os grandes eventos culturais do Brasil. Espero voltar em breve. O povo responde bem a qualquer manifestação cultural. E pude constatar isso hoje”, salientou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]