Cerca de 3,4 milhões de baianos possuem ao menos uma doença crônica

Doença crônica.
Doença crônica.

Cerca de 3,4 milhões de baianos possuem ao menos uma doença crônica não transmissível (DCNT). O número equivale a 32,5% da população adulta que reside na Bahia. A informação faz parte da primeira etapa da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013 – elaborada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última semana.

Em todo o estado, 2,1 milhões de mulheres (38,3%) assumiram ser portadoras de algum tipo de doença crônica. Os homens equivalem a 25,7% (1,2 milhão). No Brasil, o índice atinge cerca de 40% da população, equivalente a 57,4 milhões de pessoas. Dentre as enfermidades mais recorrentes em todo o país estão hipertensão arterial (21,4%), diabetes (6,2%), colesterol alto (12,5%), problemas na coluna (18,5%) e depressão (7,6%).

A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), volta a falar sobre o assunto. “Muitas dessas doenças crônicas, como eu disse anteriormente, são ocasionadas pela má alimentação e pela falta de atividades físicas. Buscar ter uma vida saudável, sem hábitos que a põem em risco – a exemplo de beber e fumar – é uma forma de evitar essas doenças. Por isso, é preciso que as pessoas adquiram o hábito de comer mais frutas e verduras, por exemplo, e evitem o consumo de alimentos gordurosos e industrializados”, afirma a parlamentar.

Graça Pimenta acrescenta: “É muito importante também que os pais e responsáveis já ensinem a seus filhos, desde pequenos, a importância de uma alimentação saudável para que os índices apresentados por essa pesquisa diminuam ao longo dos anos. Digo isso porque recentemente também foi divulgado que o índice de crianças obesas no país é preocupante. Então, vamos estimular uma boa alimentação e evitar o sedentarismo para obter qualidade de vida”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109961 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]