As gotas de inspiração do jovem poeta Lucas Dantas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Lucas Dantas e Juarez Duarte.
Lucas Dantas e Juarez Duarte.
Lucas Dantas e Juarez Duarte.
Lucas Dantas e Juarez Duarte.

Assim o jovem poeta Lucas Dantas apresenta a sua obra: “Gotas de Inspiração é uma reunião de diversas poesias feitas em diferentes e inusitados momentos de minha vida”

Qual não foi a minha grata surpresa ao encontrar na caixa de Correios da minha humilde mansarda o livro de poesias do irmão e amigo Lucas Dantas, generosamente ofertado a mim e minha consorte com uma linda poesia e singela dedicatória:

“Amigos e irmãos

Companheiros de jornada

Caminhamos juntos

Na Luz desta estrada

Amigos sinceros

Da Luz de Nosso Senhor

Desejo-lhes paz

Luz, saúde e amor.

Dou-te este presente

Do fundo do coração

Para um amigo

Um querido irmão

Que Deus abençoe

A sua família, o teu lar.

Que tenhas felicidade

E muitos anos para trilhar”

Logo nesses versos o jovem poeta me cativou. E, logo, continuei a leitura do seu primeiro livro de poesias.

Ah e esta não foi a única dedicatória, o livro veio acompanhado de uma carinhosa e esclarecedora carta:

“Juarez Duarte e Cecília Maringoni

“Caríssimos irmãos de doutrina,

“É com muita satisfação e prazer que lhe envio um exemplar do meu primeiro livro “Gotas de Inspiração”, o livro contém uma seleção de poesias que tenho feito nestes últimos dez anos. O livro contém poesias de diversos estilos e formas, oras tem linguagem sublime oras tem linguagem grosseira, principalmente no que tange aos problemas sociais que nossa sociedade é afligida. Os poemas possuem temas diversos e muitos deles, os de linguagem mais sútil foram compostos após trabalhos de Santo Daime, nossa maravilhosa doutrina, como Explendoroso Sol, República do Brasil, Desde o Princípio… A leitura é bem direta e objetiva, muito clara sem muita enrolação poética. E fico muito satisfeito por ter amigos maravilhosos com quem compartilhar estes versos, desejo-lhe uma boa leitura e espero que gostem do livro.

“Abraços de seu grande amigo e irmão Lucas Dantas”

O jovem Lucas de Carvalho Dantas é filho da querida amiga Maria Odete Santos de Carvalho e do sr. Adailton de Oliveira Dantas, nasceu em 30 de dezembro de 1994 na cidade Itabaiana e reside em Frei Paulo, ambas no Estado de Sergipe.

Aos nove anos teve contato com a poesia e a música com o então maestro da União Lira Paulista, o senhor João Alves de Oliveira, onde iniciou os seus primeiros versos. Atualmente é estudante do curso de Engenharia Eletrônica na Universidade Federal de Sergipe.

Assim o jovem poeta Lucas Dantas apresenta a sua obra: “Gotas de Inspiração é uma reunião de diversas poesias feitas em diferentes e inusitados momentos de minha vida, ora exterioriza sentimentos sublimes, ora, indignações com a situação de nossa civilização”.

Na leitura dos seus tocantes versos, percebemos a evolução temática e técnica de Lucas, quando, já nas últimas páginas me deparei com este esclarecedor soneto:

SUICÍDIO

Nas aflições vem o suicídio

Acha que sua dor aliviará

Mais problemas com isso viverá

As consequências do próprio martírio

Dor, tristeza e melancolia.

Todos nós temos ou teremos

Cabe a nós o substituirmos

Por amor, felicidade e alegria.

Perder sua vida com suas mãos

É uma falta de consideração

Com o nosso divino criador .

Muitos nos hospitais prestes a morrer

Queriam e pedem a Deus, se merecer.

Viver mais um dia no seu amor.

Os versos falam por si. Recomendo. Leiam.

Livro: Gotas de inspiração.

Autor: Lucas de carvalho Dantas

Editora Virtual Books, 2014.

 

Sobre Juarez Duarte Bomfim 742 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]