Agricultores familiares recebem kits de irrigação entregue pelo secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro

O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, fez a entrega simbólica de 62 kits de irrigação
O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, fez a entrega simbólica de 62 kits de irrigação
O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, fez a entrega simbólica de 62 kits de irrigação
O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, fez a entrega simbólica de 62 kits de irrigação

Destacando o compromisso do governador Jaques Wagner com o desenvolvimento e a tecnificação da agricultura familiar, o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, fez a entrega simbólica de 62 kits de irrigação, fechando o ano de 2014 com 203 equipamentos entregues a associações de agricultores familiares através do programa Terra Molhada. Cada kit tem capacidade para irrigar dois hectares, perfazendo o total de mais 406 hectares irrigados e mais de 500 famílias atendidas. A entrega foi feita aos prefeitos dos municípios de Ibirataia, Barra do Choça, Serra do Ramalho, Cafarnaum, Ibicuí, Paratinga, Iramaia e Maraú, no Parque de Exposições de Salvador, onde até domingo (07/12/2014) acontece a Fenagro 2014.

Jairo Carneiro assinalou que cada kit tem capacidade para irrigar dois hectares de terra, e pode ser utilizado por uma ou duas famílias, a depender do tipo de cultura produzido. Além disso, a ideia é estimular outros agricultores a adquirir o equipamento, através do programa Pronaf Mais Alimentos, que financia de um facão até um trator, com três anos de carência e sete anos para pagar. Os juros praticados por esse programa é de 2% em todo Brasil, mas na Bahia o juro é zero, pois quem paga é o governo como bônus de adimplência.

O superintendente de Irrigação da Seagri, Marcelo Nunes, explicou que “o programa Terra Molhada visa a tecnificação da agricultura familiar irrigada do Estado, mediante a inserção de métodos modernos de irrigação nas comunidades que não dispõem de recursos para aquisição de sistemas eficientes de irrigação. Nunes disse ainda que “o objetivo é difundir a utilização de sistemas com alta eficiência de aplicação de água, como o gotejamento e a micro aspersão, promovendo, assim, melhor aproveitamento dos recursos hídricos”.

Os kits de irrigação são compostos de tubos e conexões em PVC do tipo engate rápido, mangueiras de polietileno e conjunto motobomba a diesel montado sobre base móvel com duas rodas, de modo a facilitar sua instalação e deslocamento.

Falando em nome dos prefeitos que participaram do evento, Oberdan Rocha, de Barra do Choça, afirmou que “tive a oportunidade de testemunhar a importância desse equipamento doado a agricultores do meu município, que passaram a produzir hortifrutis em maior quantidade e com mais qualidade, melhorando a renda e a qualidade de vida”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.