VIII Fórum Pró Igualdade Racial e Inclusão Social celebra Consciência Negra na UFRB

VIII Fórum Pró Igualdade Racial e Inclusão Social celebra Consciência Negra.
VIII Fórum Pró Igualdade Racial e Inclusão Social celebra Consciência Negra.
 VIII Fórum Pró Igualdade Racial e Inclusão Social celebra Consciência Negra.
VIII Fórum Pró Igualdade Racial e Inclusão Social celebra Consciência Negra.

Na segunda-feira, dia (17/11/2014), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza a conferência de abertura do VIII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social, evento que celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra. O Fórum segue até o dia 21 de novembro 2014, com atividades na cidade Cachoeira, a 109 km da capital Salvador.

A abertura acontece às 19h, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), com palestra ministrada pela professora Sueli Carneiro, filósofa e doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), seguida de apresentação cultural prevista para 22h. O segundo dia do evento, 18, será de debates, minicursos e oficinas sobre temas como “Movimentos negros contemporâneos” e “Desafios e perspectivas das políticas de promoção da equidade para povos e comunidades tradicionais”. O dia será encerrado com apresentações artísticas.

No dia (19/11), às 9h, haverá um debate da proposta de implantação do Centro de Estudos de Línguas Africanas na UFRB e, às 14h, a roda de conversa “As Universidades, a Garantia de Direitos para a População Negra e o Estatuto da Igualdade Racial”. Fechando a programação, às 19h, no Cine Theatro Cachoeirano, será exibido o filme “O dia de Jerusa”, dirigido pela baiana Viviane Ferreira, que traz para a tela questões sobre velhice, solidão, memória e ancestralidade.

A programação do Dia Nacional da Consciência Negra, 20, inclui a Exposição Afro-Barroco, na Igreja do Rosarinho, e o lançamento dos livros “Onde estaes Felicidades”, uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus por seu centenário de nascimento, e “Tranças e Redes”, dos professores Denize Ribeiro, Ana Rita Santiago, Ronaldo Barros e Rosangela Souza. Em paralelo, acontece também o lançamento da segunda edição da Revista Afirmativa, publicação dos discentes da UFRB. O dia será encerrado com o show do grupo Gege Nagô.

O último dia do Fórum, 21, terá uma série de momentos de vivências, oficinas e confraternizações, além do debate “A UFRB uma universidade negra? Reflexões para uma epistemologia descolonizadora”, marcado para às 9h, com a presença de discentes, docentes e técnicos administrativos da universidade.

Inscrições

As inscrições em minicursos e oficinas estarão abertas a partir do dia 07 de novembro até o preenchimento das vagas disponíveis. Os interessados em inscrever trabalhos nos GT’s do Fórum têm até o dia 12 de novembro. Já as inscrições online para participantes vão até o dia 14 de novembro, sendo que também serão realizadas inscrições presenciais.

Sobre o evento

O VIII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social é uma realização da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFRB. A iniciativa tem o objetivo de fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas, reunido pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade.

Saiba +

www.ufrb.edu.br/forum2014.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120725 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.