Transações para venda de imóveis ficara mais ágil em Feira de Santana

Aplicativos.
Aplicativos.
Aplicativos.
Aplicativos.

O processo de transação para venda de imóveis no município de Feira de Santana vai ficar mais ágil e seguro. Na manhã desta quinta-feira, (06/11/2014), o secretário da Fazenda, Expedito Eloy, apresentou para representantes de cartórios o sistema digital para o Imposto de Transmissão Inter-Vivus (ITIV). O encontro foi realizado na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF).

Até então, o procedimento é realizado de forma manual. Os interessados em realizarem a compra e venda de imóveis demoram entre 10 a 30 dias para finalizar a transação, que por muitas vezes é feita ainda com maquina de datilografia. Com a implantação do sistema, haverá casos que poderão ser finalizados em menos de 24h.

O novo sistema é através de um aplicativo de internet. As informações são preenchidas nos cartórios e enviadas em tempo real para a Secretaria da Fazenda. Os servidores analisam a documentação e dão o aval para o cartório emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e finalizar o processo. O prazo é que a transação dure entre 1 a 2 dias.

Segundo Expedito Eloy, o sistema, além de diminuir o tempo, vai também minimizar as fraudes. “É uma revolução nas transferências imobiliárias. Cidades de grande porte devem ter esse sistema implantado. Acaba com toda aquela papelada que ficava indo e vindo de cartórios. Vamos ter um controle maior sobre os dados”.

Na oportunidade que o aplicativo foi apresentado, um curso para o manuseio foi aplicado para os presentes. Eles aprenderam como preencher os dados e como enviar as informações. Nos próximos dias o serviço já estará disponível para a comunidade.

“É uma inovação digital. Vai facilitar tanto para o cidadão, como para nós, que oferecemos o serviço, agilizando toda demanda. A cidade agora fica entre outros grandes municípios que já adquiriram o aplicativo, além de dar comodidade a sua população”, destacou Barbara Oliveira Alves, representante do Cartório de 3° Ofício de Notas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115103 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.