Projeto de deputado obriga a presença de médico em voos comerciais

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 880/11, do deputado Paulo Magalhães (PSD) torna obrigatória a presença de médicos em voos comerciais com duração superior a 2 horas.

Segundo o deputado, passageiros e tripulantes correm grande risco de saúde em voos de longo duração. “As pessoas com doenças cardiovasculares e pulmonares são as mais prejudicadas. Como a cabine

do avião está menos pressurizada, é como se a pessoa estivesse no alto de uma montanha de 2 mil metros. Sendo assim, o desconforto sofrido por elas é ainda maior e pode acarretar em crises com graves consequências.”, afirmou o parlamentar.

A presença de profissionais de saúde dentro de aeronaves  brasileiras para casos mais específicos e que demandam emergência, é algo amplamente discutido na sociedade. As companhias aéreas ainda não estão suscetíveis a esta mudança. Para elas, apenas o atendimento de primeiros socorros é suficiente, já que a presença de especialistas nas aeronaves representaria grande investimento.

No dia 4 de novembro, uma passageira do voo JJ8062 da TAM, que saiu de Guarulhos com destino a Milão, passou mal e foi atendida por um médico voluntário. A aeronave teve que fazer um pouso de emergência em Salvador e a passageira foi internada com suspeita de ter sofrido um AVC. De acordo com pesquisas, a maioria das urgências em viagens aéreas são ocasionadas por problemas cardiovasculares (42%), seguidas por razões cardíacas (19%) e neurológicas (13%).

*Com informação: Ascom

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108692 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]