Presidenta Dilma Rousseff e primeiro-ministro turco discutem temas do G20

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Presidenta Dilma Rousseff participa de encontro bilateral com primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, em Brisbane, em Austrália, 14 de novembro de 2014.
Presidenta Dilma Rousseff participa de encontro bilateral com primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, em Brisbane, em Austrália.
Presidenta Dilma Rousseff participa de encontro bilateral com primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, em Brisbane, em Austrália, 14 de novembro de 2014.
Presidenta Dilma Rousseff participa de encontro bilateral com primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, em Brisbane, em Austrália.

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu com o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, por quase uma hora, às 16h30 desta sexta-feira (4h30, horário de Brasília), no Hotel Royal on The Park, em Brisbane, Austrália. Eles trataram das relações comerciais e diplomáticas, além de temas relativos à crise econômica internacional.

Foi a primeira reunião bilateral entre Dilma e um chefe de Governo na véspera da reunião de Cúpula do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, que começa neste sábado (15/11/2014). A próxima presidência do grupo passará formalmente às mãos da Turquia em dezembro. A reunião de 2015 será realizado naquele país.

Dilma esteve em Ancara em outubro de 2011 e defendeu a articulação entre Brasil e Turquia para reformas nas instituições econômicas e financeiras internacionais, aumentando a participação dos países nas decisões que afetam diretamente os povos.

O foro do G20 representa cerca de 60% da população mundial, 85% do produto interno bruto global e mais de 75% do comércio mundial. Ainda não estão confirmadas reuniões da presidenta Dilma com outros chefes de Estado, mas estão previstos encontros dela com os presidentes Barack Obama (EUA), Xi Jin Ping (China) e Angela Merkel (Alemanha).

No sábado pela manhã, Dilma participa com outros chefes de Estado da reunião dos Brics em Brisbane. O encontro está previsto para começar às 8h30 (20h30 de sexta-feira, 14/11, hora de Brasília), na sala Catarina, no hotel Royal on the Park, com cobertura da imprensa oficial. As imagens serão distribuídas pela EBC. Ela fala na primeira sessão plenária do G20, ainda no sábado, a partir das 15h15 (3h15, horário de Brasília).

Às 10h, a presidenta vai ao Plenário do Parlamento de Queensland para a primeira rodada de conversas reservadas com chefes de Estado e de Governo do G20. O acesso à imprensa está limitado à cobertura oficial do evento. As imagens estarão posteriormente disponíveis no Centro de Mídia do Centro de Convenções de Brisbane. Ao meio-dia, ela participa do almoço, junto com outros colegas, oferecido pelo primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, nos jardins do Parlamento.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113501 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]