O ensino da Matemática é tema de debate na Uefs

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Reitor José Carlos e Geisa Boaventura.
Reitor José Carlos e Geisa Boaventura.
Reitor José Carlos e Geisa Boaventura.
Reitor José Carlos e Geisa Boaventura.

Professores, estudantes e pesquisadores estão reunidos na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para discutir sobre o exercício profissional da Matemática. Até esta sexta-feira (14/11/2014), oficinas, palestras e minicursos proporcionarão aos participantes da “15ª Semana de Matemática (Semat)”, novas perspectivas para o ensino, pesquisa e formação de profissionais desta área.

A extensão universitária foi um dos temas debatidos na quarta-feira (12/11). Durante a explanação, a palestrante Jany Goulart, professora do Departamento de Ciências Exatas da Uefs, destacou a importância das atividades extensionistas. “Através da extensão universitária conseguimos perceber o amadurecimento dos licenciandos”, apontou.

O evento é promovido anualmente pelo Diretório Acadêmico de Matemática, com apoio do Colegiado de Matemática e do Departamento de Exatas da Uefs.

Outorga de Professor Emérito 

Dentro da programação da Semat, a Uefs realizou a solenidade de entrega do título de Professor Emérito Post Mortem ao docente Carloman Carlos Borges, em solenidade realizada na última segunda-feira (10).

Participaram da homenagem o reitor da Uefs José Carlos Barreto, o professor emérito José Gerônimo de Morais e outros representantes das comunidades interna e externa. A viúva do professor Carloman Borges, Geisa Barreto Boaventura, recebeu o título das mãos do reitor José Carlos Barreto.

Primeiro doutor da Uefs, Carloman Borges fundou o Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda (Nemoc), entidade responsável, dentre outros, pelo curso de pós-graduação lato-sensu em Educação Matemática, recomendado pela Capes. O Nemoc também publica, periodicamente, o Folhetim em Educação Matemática, que já foi reproduzido em órgãos de comunicação como o Jornal Feira Hoje.

Nascido em Frei Paulo, Sergipe, em 11 de março de 1931, Carloman Borges faleceu em Feira de Santana em 3 de fevereiro de 2010. Foi um dos fundadores da Uefs, em 1976, mas já em 1970 atuava na então Fundação Universidade Estadual de Feira de Santana (Fufs), que deu origem à atual Universidade.

Na área das Ciências Exatas, notabilizou-se como professor de Matemática desde a década de 1950 em diversos níveis de ensino. O professor Carloman Borges foi um dos batalhadores na criação da Escola de Engenharia da Universidade Católica de Salvador. Também atuou como professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), do Estado da Bahia (Uneb) e do Sudoeste da Bahia (Uesb), além da Uefs, na qual era lotado no Departamento de Ciências Exatas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]