Novembro Azul chama atenção para combate ao câncer de próstata

Monumentos Brasilia Novembro Azul.
Monumentos Brasilia Novembro Azul.
Monumentos Brasilia Novembro Azul.
Monumentos Brasilia Novembro Azul.

Monumentos e prédios públicos receberam iluminação especial para lembrar o Novembro Azul, campanha de conscientização para alertar a população sobre a importância de realizar exames periódicos para detectar alteração da próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre homens no mundo e o quinto em taxa de mortalidade. No Brasil, é o câncer mais incidente entre homens e é o segundo tipo em mortalidade no Brasil. Em 2012, foram registrados 13.354 óbitos pela doença, o que representa 13,1% dos óbitos por câncer em homens.

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. O risco também é maior entre homens que tenham história familiar de câncer de próstata, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos. Como prevenção, a sugestão é realizar consultas médicas e exames periódicos, sobretudo para os homens que se concentram no grupo de maior risco.

Com o objetivo de ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, principalmente na atenção primária, o Ministério da Saúde lançou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). A iniciativa foi uma resposta à constatação de que os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de adultos, duas são do sexo masculino.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115009 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.