Jovens Baianos se candidatam à vagas para fazer cursos profissionalizantes

Programa Jovens Baianos está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes por meio da ONG Ação Pela Cidadania, que executa o Projeto Rede Tv Jovem.
Programa Jovens Baianos está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes por meio da ONG Ação Pela Cidadania, que executa o Projeto Rede Tv Jovem.
Programa Jovens Baianos está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes por meio da ONG Ação Pela Cidadania, que executa o Projeto Rede Tv Jovem.
Programa Jovens Baianos está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes por meio da ONG Ação Pela Cidadania, que executa o Projeto Rede Tv Jovem.

Com o objetivo de transformar a vida das pessoas por meio da produção para cinema e televisão, o Programa Jovens Baianos, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com a ONG Ação Pela Cidadania, está recebendo inscrições até o dia 29 de novembro. Estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 15 e 29 anos, vão poder ocupar as 400 vagas oferecidas para cursos profissionalizantes da cadeia produtiva audiovisual.

As inscrições estão sendo feitas na sede da ONG nas três cidades. Para se candidatar às vagas, é necessário uma cópia do RG e CPF, comprovante de residência e de matrícula escolar, duas fotos 3×4, e estar cadastrado no CadÚnico, por onde o governo tem controle sobre a história do jovem e de sua família, para oferecer ações de inclusão social. A segunda etapa da inscrição será em dezembro, quando acontece uma entrevista presencial com professores e coordenadores do projeto, para a avaliação do candidato.

Do total, 200 vagas são para Salvador, 100 para Irecê e as outras 100 para o município de Senhor do Bonfim. O curso será dividido em quatro módulos, com as disciplinas de Humanidade, Inglês, Português, Informática, Introdução ao Audiovisual, além das oficinas de Edição, Produção e Operação de Câmera. De acordo com o coordenador da ONG, Alex Maia, “é um projeto de cunho social, com o objetivo de mudar a vida das pessoas, com proposta de inclusão social. Oferecemos uma formação técnica para que o aluno saia pronto para trabalhar profissionalmente e seguir pelo caminho que escolher”.

Jovens demonstram interesse

Na manhã desta segunda-feira (17/11/2014), em Salvador, vários jovens realizaram a primeira etapa da inscrição. Aline Silva Santos, 17 anos, estudante do Colégio Teixeira de Freitas, foi uma das interessadas no curso, que será iniciado em janeiro de 2015, com duração de nove meses. “Me inscrevi com o objetivo de aprender sobre audiovisual e me desenvolver mais no que diz respeito ao setor de produção. Para somar, pretendo fazer uma faculdade. O curso é mais um aprendizado para o meu futuro. Ele pode ser uma porta para o mercado de trabalho”, explica a jovem.

Já o estudante do Colégio Mário Costa Neto, Marcus Vinícius dos Santos, 19 anos, se interessou pelo curso devido à possibilidade de aprender a manusear câmeras. “Tenho vontade de aprender a operar câmeras. Vejo os profissionais dessa área trabalhando e admiro bastante. Apesar de pretender fazer faculdade de enfermagem, acredito que eu posso ter uma alternativa para aumentar minha renda familiar”, pontua.

O programa

Criado em 2008, o Jovens Baianos terá sua quarta edição no próximo ano. Desde o seu surgimento, o programa já inseriu cerca de 1.200 jovens no mercado de trabalho. Hoje, alguns ex-alunos, inclusive, são contratados para dar aula para pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Aos 22 anos, Cristiana Fernandes, aluna da primeira turma, tem a oportunidade de ensinar o que aprendeu no curso. “Consegui extrair muita coisa positiva. Esse curso me abriu portas para conhecer o mercado daqui e de outras cidades, como o Rio de Janeiro, por exemplo. Expandiu meus horizontes. Agora é minha vez de ajudar outras pessoas. Imagino que será uma tarefa árdua. No entanto, o curso nos dá uma bagagem que nos deixa seguros para desempenhar os trabalhos com grande qualidade”, garante.

Saiba +

Salvador
Endereço: Rua das Laranjeiras, nº 16, Pelourinho.
Telefone: (71) 3266-5607

Irecê
Endereço: Rua Coronel Terêncio Dourado, 141, A, Centro
Ponto de referência: em frente à Macedo Pneus
Telefone: (74) 9122-8332

Senhor do Bonfim
Endereço: Rua Engenheiro Burity, nº 388, Bom Jardim
Telefone: (73) 9120-2450

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]