Galeno Amorim faz palestra em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Projetos de difusão dos livros digitais como instrumentos de políticas públicas para a área de literatura e incentivo à leitura serão apresentados em Feira de Santana, nesta segunda-feira(24/11/2014), pelo escritor e jornalista Galeno Amorim, ex-presidente da Biblioteca Nacional, durante o “Simpósio das pinturas rupestres ao E-book: Feira de Santana na era da biblioteca digital, a cultura do livro para todos”.

O evento, promovido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, será aberto a partir das 19h, em espaço de eventos situado na avenida Maria Quitéria, 1.327 (em frente ao Restaurante Racho Catarinense). Galeno Amorim é diretor do Observatório do Livro e da Leitura e considerado um dos maiores especialistas em políticas públicas do livro e leitura da América Latina.

Atualmente desenvolve pesquisas no campo da literatura, especialmente analisando o reflexo das atuais tendências de suportes digitais (e-books) na formação de novos leitores. Além da palestra magna de Galeno Amorim, na oportunidade acontecerá o lançamento do Projeto Piloto da Biblioteca Digital em Feira de Santana.

Sobre a palestra 

Galeno Amorim foi responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), dos ministérios da Cultura e da Educação. Na ocasião, dirigiu a área do livro e leitura na Fundação Biblioteca Nacional e no Ministério da Cultura. Criou e dirigiu programas como o Fome de Livro (para zerar o número de cidades sem bibliotecas), o Ano Ibero-americano da Leitura (VivaLeitura), a Câmara Setorial, o Prêmio VivaLeitura e a desoneração fiscal do livro, entre outros.

Também integrou os conselhos estaduais de leitura dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, e foi secretário municipal da Cultura em Ribeirão Preto, onde iniciou sua carreira. É autor de 16 livros, entre ensaios e literatura infanto-juvenil.

*Com informação: Secom

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]