Estudos apontam que vacina contra a dengue reduz em cerca de 95% os casos graves da doença

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Inseto da dengue.
Inseto da dengue.
Inseto da dengue.
Inseto da dengue.

Graça Pimenta pontua importância do combate constante ao Aedes Aegypti

Informações divulgadas essa semana dão conta que a nova vacina contra a dengue, a qual já passou por todas as fases de estudos e testes, mostrou redução de 95,5% das formas graves da doença, inclusive a do tipo hemorrágica, na etapa de testes no Brasil e na América Latina. Até a primeira semana do mês passado, cerca de 377 pessoas morreram em decorrência de dengue no país.

A vacina, desenvolvida pelo Laboratório Sanofi Pasteur, é a primeira contra a dengue concluída em todo o mundo. O produto demonstrou ainda proteção de 60,8% contra os quatro tipos da doença, isto é, a cada 100 pessoas imunizadas, cerca de 60 não contraem a doença. Vale ressaltar que, entre as que contraem, uma média de 95 em cada grupo de 100 não terão as formas graves da dengue.

A profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), pontua importância das informações em questão. “Essas informações são animadoras, uma vez que a dengue é uma doença que causa tantas tristezas e mortes em todo o mundo. Contudo, mesmo com essa boa notícia, é preciso que toda a população ajude constantemente a combater o mosquito Aedes Aegypti, ainda mais agora com essa quantidade significativa de casos da febre chikungunya, pois esse mosquito também é um agente transmissor da doença. Vamos evitar acúmulo de água em recipientes de um modo geral e acúmulo de lixo e entulhos para contribuir com a redução do número de casos tanto da dengue como da febre chikungunya”, destaca a parlamentar.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, o laboratório responsável pela vacina deve entrar com pedido de avaliação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária no início de 2015. A expectativa é que, até o final do próximo, a vacina já esteja registrada no Brasil para ser vendida e usada pela rede pública.

Estudos apontam que vacina contra a dengue reduz em cerca de 95% os casos graves da doença

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121775 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.