Dia Mundial do Diabético

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Dia mundial do diabetes.
Dia mundial do diabetes.
Dia mundial do diabetes.
Dia mundial do diabetes.

“Vida Saudável e Diabetes” é o tema da semana do diabético, que será realizada entre esta segunda-feira, (10/11/2014), e sexta-feira, (14/11), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (Cadh). A iniciativa marca as comemorações pelo Dia Mundial do Diabético – 14 de outubro.

Nos dois primeiros dias haverá palestras para os pacientes com atendimentos agendados no Cadh. Na quarta-feira, 12, eles serão levados, às 8h30, para o Parque do Saber Dival da Silva Pitombo e, à tarde, serão orientados sobre os cuidados com o pé diabético.

Na quinta-feira, 13, farão um passeio de trenzinho. Já na sexta-feira, 14, as ações estarão concentradas no estacionamento da Prefeitura Municipal, onde serão oferecidos diversos serviços, como confecção do cartão SUS, orientações com a Defensoria Pública e o INSS, exames de fundo de olho – importante na detecção da retinopatia, que pode levar a cegueira – atividades recreativas, cortes de cabelo e massagem corporal.

O objetivo da semana é conscientizar a comunidade sobre a importância da ingestão de alimentos saudáveis e da prática de atividade física. “É importante que todos saibam que esta é uma doença que pode ser evitada com a mudança de atitude e que se não for tratada adequadamente pode gerar sérias complicações”, afirmou a coordenadora do Cadh, Andréia Silva.

No Cadh estão cadastrados cerca de 4 mil pacientes. No entanto, 3.500 seguem o tratamento. Eles são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta de clínico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, endocrinologista, nefrologista, cardiologista, angiologista, nutricionista e técnico de enfermagem.

“São pacientes encaminhados pela Atenção Básica, porque apresentam complicações em conseqüência da doença. Após o tratamento no Cadh, quando a diabetes já está controlada, eles são referenciados para sua unidade de origem”, ressalta a coordenadora do Cadh.

*Com informação: Ascom

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113897 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]