Dia Internacional do Diabetes alerta para o crescimento no número de casos

Dia Internacional do Diabetes alerta para o crescimento no número de casos.
Dia Internacional do Diabetes alerta para o crescimento no número de casos.
Dia Internacional do Diabetes alerta para o crescimento no número de casos.
Dia Internacional do Diabetes alerta para o crescimento no número de casos.

Nutricionista indica a prática regular de exercícios físicos e a mudança nos hábitos alimentares na prevenção da doença 

Cerca de 250 milhões de pessoas no planeta estão vivendo com diabetes e em 2025 esse total deverá aumentar para mais de 380 milhões. Esses dados são Federação Internacional de Diabetes, que este ano escolheu o tema “Vida Saudável” para marcar o Dia Mundial da doença, (14/11/2014) de novembro. No Brasil, os números também são preocupantes: o país ocupa a 4ª posição, com 13,7 milhões de portadores.

O diabetes é uma doença decorrente da deficiência na produção ou ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda o organismo a utilizar os alimentos como fonte de energia. Existem dos tipos: 1 e 2. No primeiro, o quadro clínico é mais agressivo, pode ocorrer na infância e adolescência e causa emagrecimento rápido. Nesse caso, o individuo não produz insulina, a glicose não entra nas células. No tipo 2, o organismo desenvolve resistência à insulina produzida ou há uma deficiência em sua secreção. É o de maior incidência na população, com quase 90% do número de casos.

Segundo a nutricionista da Naturelife, Jordana Grazielle, os sintomas clássicos são poliúria (volume excessivo de urina), polidipsia (exagerada sensação de sede), polifagia (fome descontrolada) e perda involuntária de peso, sintomas conhecidos como os “4 Ps”. “Outros indícios são fadiga, fraqueza e a letargia, que é a perda temporária ou completa da sensibilidade”, destaca.

Para prevenir a doença, a profissional indica a prática regular de exercícios físicos e a mudança nos hábitos alimentares. “O ideal é aumentar a ingestão de fibras, restringir o consumo de gorduras, especialmente as saturadas, evitar o consumo de refrigerantes, açúcar e alimentos industrializados”, conclui.

Fatores de risco

– Obesidade;

– Níveis altos de colesterol e triglicérides;

– Hereditariedade;

– Falta de atividade física regular;

– Hipertensão;

– Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II);

– Estresse emocional.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]