



A cachaça reconhecida
Conhecida nacionalmente, a tradicional cachaça de Abaíra, com festival dedicado a ela no município desde a década de 80, e exportada para diversos países europeus, conquistou este ano o reconhecimento de Identificação Geográfica, fornecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Esse status garante à cachaça o reconhecimento de sua reputação, qualidades e características que estão vinculadas à região onde é produzida, na Chapada Diamantina.
A Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia, através da EBDA, incentiva esta cultura, desde a plantação da cana-de-açúcar, até a produção da cachaça na região, que engloba os municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã. O secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, ressaltou a importância que desde os anos 80 vem buscando junto aos agricultores, o aperfeiçoamento da produção, através de assistência técnica e capacitação dos produtores, modernização das agroindústrias. O município de Abaíra é considerado um dos grandes produtores de cana-de- açúcar do Estado da Bahia, alcançando uma produção de mais de 120 mil toneladas/ano, e área plantada de aproximadamente 2 mil hectares.
Aeroporto
Com voos regulares apenas para Salvador terças e quintas, às 14h50, e mais um aos domingos com destino a Vitoria da Conquista, 15h, e destino final em Belo Horizonte, o Aeroporto João Durval está funcionando precariamente. Hoje somente com o guichê da empresa aérea Azul, que só funciona no período da tarde nos dias em que há voos, nem sequer uma lanchonete funciona. Uma das deficiências para atração de passageiros é a pouca opção de voos, além da péssima escolha de horários para Salvador, sempre no meio do dia. A expectativa é que a partir de fevereiro, com a iluminação noturna, possa haver mais opções, principalmente para São Paulo e Brasília.Blog de Jair Onofre.
Exercício da matemática
Professores, estudantes e pesquisadores estiveram reunidos na Universidade Estadual de Feira de Santana para discutir sobre o exercício profissional da Matemática. Até a última sexta-feira, oficinas, palestras e minicursos proporcionaram aos participantes da “15ª Semana de Matemática (Semat)”, novas perspectivas para o ensino, pesquisa e formação de profissionais desta área.
A extensão universitária foi um dos temas debatidos na quarta-feira (12/11/2014). Durante a explanação, a palestrante Jany Goulart, professora do Departamento de Ciências Exatas da Uefs, destacou a importância das atividades extensionistas. “Através da extensão universitária conseguimos perceber o amadurecimento dos licenciandos”, apontou. Dentro da programação da Semat, a Uefs realizou a solenidade de entrega do título de Professor Emérito Post Mortem ao docente Carloman Carlos Borges, em solenidade realizada na última segunda-feira.
Aniversario
Também nesta segunda feira, acontecerá a data maior da senhora Maria das Graças Cunha Pereira, que vai festejar ao lado de seu marido empresário Wilson de Oliveira Pereira.
Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos