Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 06 de Novembro de 2014

Fabiana Portugal Carneiro e sua irmã Wilmene serão as anfitriãs do lançamento do livro “Eme Portugal”, seu tio.
Fabiana Portugal Carneiro e sua irmã Wilmene serão as anfitriãs do lançamento do livro “Eme Portugal”, seu tio.
O empresário Edson Piaggio será reconduzido à presidência do Instituto Pensar Feira.
O empresário Edson Piaggio será reconduzido à presidência do Instituto Pensar Feira.
Fabiana Portugal Carneiro e sua irmã Wilmene serão as anfitriãs do lançamento do livro “Eme Portugal”, seu tio.
Fabiana Portugal Carneiro e sua irmã Wilmene serão as anfitriãs do lançamento do livro “Eme Portugal”, seu tio.
Cardiologista uruguaio Fernando Mut vem fazer conferencia de encerramento do Simpósio Internacional de Cardiologia Nuclear.
Cardiologista uruguaio Fernando Mut vem fazer conferencia de encerramento do Simpósio Internacional de Cardiologia Nuclear.

Dia Nacional da Cultura

Pela primeira vez o Dia Nacional da Cultura foi comemorado em Feira de Santana. O evento foi realizado pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Costa, juntamente com as academias de Letras e Artes de Feira de Santana, Feirense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana. A solenidade de abertura do Dia Nacional da Cultura aconteceu na terça-feira, às 19h, no Casarão Fróes da Mota com a participação da Orquestra de Câmara do Seminário de Música de Feira de Santana e o palestrante Sandro Magalhães, que é superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT) – Secretaria de Cultura do Estado. O tema da palestra foi: “A Importância da Cultura no Desenvolvimento Local”. Esteve à frente o presidente Antônio Carlos Coelho.

Prefeitura vai custear prótese

Por força de uma decisão judicial, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai custear a aquisição de uma prótese peniana articulável/ocultável, bem como o procedimento para colocação da mesma conforme indicação médica quanto a esta necessidade beneficiando um paciente residente no município. Tão logo foi citada no processo que tramitava na Justiça local desde 2009, a Prefeitura acionou a Procuradoria Geral do Município, que apresentou a sua defesa alegando se tratar de um procedimento de alta complexidade e que não consta no elenco de responsabilidades pactuado com o SUS. A Justiça, no entanto, deu parecer contrário e determinou que o município seja responsabilizado pelas despesas decorrentes do procedimento em questão. As despesas levantadas inicialmente ficariam em torno de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais). Para baixar esse valor sem deixar de obedecer a prescrição médica, a Prefeitura fez um trabalho criterioso de levantamento de custos através da Secretaria de Saúde, o que resultou em uma economia significativa para os cofres do Município que vai adquirir por R$ 18.772,60.

Recondução de Piaggio

O Instituto Pensar Feira realizará assembleia geral extraordinária hoje, a partir das 16:00 horas, para eleição e posse da nova diretoria. A assembleia terá caráter homologatório, com a recondução do empresário Edson Piaggio de Oliveira para a presidência; Ruy Affonso Lima Caribé, como vice-presidente; Miguel Ângelo Nery Boaventura, diretor administrativo financeiro e Cironaldo de Souza Santos, diretor executivo. O evento ocorrerá no salão de eventos do Edifício Mutiplace, andar térreo.

Cardiologia Nuclear

O I Simpósio Internacional de Cardiologia Nuclear e Ergometria de Feira de Santana destinará os recursos arrecadados nas inscrições para o Lar do Irmão Velho, instituição de caridade que abriga aproximadamente 70 idosos carentes de assistência e atenção. O evento será realizado amanhã e depois, isto é, nos dias 7 e 8 de novembro próximo, no auditório de um hotel da cidade ao lado do Boulevard Shopping. Dois professores de reconhecimento internacional participam como convidados do Simpósio. O Dr. João Vicente Vítola, médico nuclear e especialista em cardiologia, da Universidade Federal do Paraná, fará a conferência sobre os “Desafios na detecção da doença arterial coronária, suas perspectivas atuais e futuras”, no primeiro dia do evento às 16:00, presidida pelo Dr. Edval Gomes Júnior, que é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Regional Feira de Santana.

No mesmo dia, quatro especialistas participam da mesa-redonda que irá enfocar o “Papel da cardiologia nuclear na decisão clínica”, cuja coordenação estará a cargo do médico Mário Rocha. Vão debater o tema os doutores Augusto Almeida, presidente da Associação, coordenador do Serviço de Cardiologia Nuclear do Hospital Santa Isabel e do Ihef, de Salvador; João Vítola, do Paraná, e Fernando Mut, do Uruguai. Sábado, a principal conferência está marcada para as 10:00, quando o Dr. Fernando Mut abordará o tema “Por quê a cardiologia nuclear mantém-se relevante há décadas? O que mudou nos últimos anos”. Mut é especialista em medicina nuclear e fundador da Sociedade Latinoamericana de Cardiologia Nuclear. A conferência será presidida pelo Dr. Mário Sérgio Bacelar.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3212 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.