Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 01 de Novembro de 2014

O deputado estadual Pedro Tavares foi festejado por sua reeleição.
O deputado estadual Pedro Tavares foi festejado por sua reeleição.
O secretario de Turismo e Desenvolvimento Econômico Antônio Carlos Borges Junior promoveu um encontro sobre Trabalho e Renda.
O secretario de Turismo e Desenvolvimento Econômico Antônio Carlos Borges Junior promoveu um encontro sobre Trabalho e Renda.
O deputado estadual Pedro Tavares foi festejado por sua reeleição.
O deputado estadual Pedro Tavares foi festejado por sua reeleição.

Dia Nacional da Cultura

A Fundação Municipal da Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa, promoverá coquetel de comemoração ao Dia Nacional da Cultura, no próximo dia (04/11/2014), mais precisamente, terça feira às 19 h, no Casarão Fróes da Mota. Os convites que estão sendo distribuídos e possui assinatura do professor Antonio Carlos Daltro Coelho,Diretor-Presidente da Diretoria Executiva da instituição em apreço.

Trabalho e renda

Trabalhadores e estudantes do município de Feira de Santana tiveram um dia de qualificação e aprendizado na sexta-feira, (31/10) por iniciativa da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), realizando o Seminário Trabalho, Renda e Sustentabilidade, no centro de eventos do Ville Goumet, com diversas palestras e oficinas para os participantes. Na oportunidade houveram palestras sobre Juventude, Tecnologia e Inovação, ministrada por Roberval Araújo e foi abordado o tema Educação para Vida, plano de carreira, pelo professor do Ceteb Evaldo Moraes. “O objetivo foi capacitar os trabalhadores para as novas abordagens do mercado de trabalho e apresentando informações sobre novas tecnologias para o plano de carreira profissional e o novo perfil do profissional, que o mundo do trabalho exige”, ressaltou o secretario da Settdec, Antônio Carlos Borges Junior.

Sobre o leite

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite Cláudio Nápolis Costa, é um dos palestrantes do Interleite Nordeste – Simpósio Internacional sobre a Produção Competitiva de Leite. O zootecnista e Ph. D. em melhoramento genético animal abordará o tema “Estratégias para melhoria genética do rebanho leiteiro na região Nordeste”. O evento será realizado no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador, nos dias 05 e 06 de novembro de 2014. O principal evento nacional do setor de laticínios é apoiado pelo Sindileite – BA – Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia. É realizado pela empresa Agripoint em parceria com a empresa de consultoria Leite & Negócios. O Interleite tem como objetivo apresentar estratégias para o desenvolvimento da atividade leiteira e debater sobre os principais rumos do segmento de laticínios na região. Feira de Santana estará representada por um grupo de criadores de vaca leiteira.

Caruru

Florzinha Tavares recebeu na quarta-feira (29/10), para elogiado caruru, em sua casa na Pedra do Sal, em Itapuã, Salvador, quando foi comemorada a reeleição do seu filho Pedro Tavares à Assembleia Legislativa. O casal Florzinha Tavares e o ex-deputado federal aposentado Leur Lomanto seguem dia 3 de novembro, com um grupo de amigos, para uma temporada de lazer e descanso de 15 dias em Miami.

Selo fiscal

A partir de hoje (01/11), todos os garrafões de 20 litros de água mineral terão que ser vendidos ao consumidor portando no lacre o selo fiscal registrado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). A multa de R$ 90 por garrafão irregular será aplicada aos comerciantes ou empresas envasadoras de água que descumprirem a determinação. A medida é uma garantia de procedência da água e também uma nova arma no combate à concorrência desleal e à sonegação de impostos no setor.  A Sefaz-Ba realizará, em novembro, operações especiais para fiscalizar o cumprimento da obrigação. Outra medida adotada pela Fazenda estadual é a disponibilização de um canal para que consumidores e comerciantes possam aferir a autenticidade do selo.

Estudos Crioulos

Entre os dias 5 e 7 de novembro 2014 será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana, o 8º Encontro da Abecs (Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares). O evento reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam nas áreas da crioulística e do contato entre línguas, dos estudos sobre línguas indígenas brasileiras, da formação do português brasileiro, da diversidade linguística e da história da língua portuguesa. Pela primeira vez, o evento será realizado numa instituição situada no interior, onde encontra terreno fértil, devido aos estudos realizados por pesquisadores locais sobre a formação do português brasileiro e sobre o português angolano, este com base em amostras de língua falada em Luanda-Angola, reunidas no projeto financiado pela Uefs/Fapesb. Esse projeto busca das raízes do português brasileiro, coordenado pela professora doutora Eliana Pitombo, do Departamento de Letras da Uefs.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3096 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]