Cedeba incentiva prevenção e cuidados com a saúde no Dia Mundial do Diabetes

CEDEBA se prepara para o Dia Mundial do Diabetes.
CEDEBA se prepara para o Dia Mundial do Diabetes.
CEDEBA se prepara para o Dia Mundial do Diabetes.
CEDEBA se prepara para o Dia Mundial do Diabetes.

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), realiza nesta sexta-feira (14/11/2014) uma série de atividades para reforçar a importância da prevenção e dos hábitos que evitam complicações da doença. Batizado como “SextAzul”, o evento vai promover ações educativas focadas no incentivo à prática de atividades físicas regulares, alimentação saudável e controle de peso, que integram o tema central da campanha mundial. A programação terá ainda a encenação da peça “Sem Açúcar e com afeto”, no dia 22 de novembro, às 10h, no Teatro Módulo, na Pituba, em Salvador.

A programação vai acontecer, das 9 às 11h e das 13 às 14h, nas alas da unidade localizada no Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto, no Iguatemi. Entre as atividades, estão uma apresentação de repente sobre diabetes, por profissionais de saúde, e a peça teatral “Xô Dona Hip”, detacando a importância dos cuidados na prevenção da hipoglicemia, além de dinâmicas educativas e distribuição de laços azuis simbolizando o Novembro Azul. Também estão sendo arrecadados adoçantes destnados à distribuição para pacientes no dia da campanha e durante o atendimento oferecido ao longo de todo o ano.

Segundo a diretora do Cedeba, Reine Chaves, as ações reforçam o trabalho desenvolvido de forma contínua no centro de referência. “A informação é o principal diferencial de quem é assistido pelo Cedeba, por meio do tratamento e do acesso ao conhecimento sobre a doença, com a qual o paciente pode ter uma vida normal, se alimentar socialmente, desde que isso esteja dentro de um plano alimentar”.

Além dos medicamentos, exames e consultas, a orientação para hábitos saudáveis e reeducação alimentar tem ajudado pessoas como José Florêncio da Costa, 74 anos, que há 34 convive com o diabetes. “É uma estrutura maravilhosa para atender quem qdeseja se reeducar e ser uma pessoa controlada, porque o diabetes não mata. Controlando, você vive até 100 anos”.

*Com informação: Secom

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112833 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]