Abertura do Novembro Azul com realização de palestras em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Depois delas é chegada a vez deles. A partir de hoje, segunda-feira (03/11/2014), os homens serão o foco das atenções da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de promoção à saúde e prevenção de doenças. A abertura do movimento “Novembro Azul”, de alerta contra o câncer de próstata, vai acontecer no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, às 8h, com realização de palestras.

Durante o mês, os profissionais de saúde estarão mobilizados nas unidades para chamar a atenção dos homens sobre a importância de se cuidarem e de realizarem o exame da próstata, sobretudo, aqueles que já passaram dos 50 anos.

Haverá atividades no Centro de Abastecimento (04 e 05/11), onde o fluxo diário de homens é intenso, no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas (14/11), e no Espaço de Cultura e Artes Marcos Moraes (17 e 18/11). Um café da manhã será servido para os funcionários da SMS, seguido de atendimentos clínicos, no dia 19.

As atividades também serão levadas para as feiras-livres dos bairros Estação Nova, dia 9, e Cidade Nova, 23, e para o Boulevard Shopping, onde será montado um estande, nos dias 10 e 11. No “Novembro Azul” estão previstas a realização de palestras, encaminhamentos para consultas com o urologista, atualização do cartão de vacina, oferta de exames laboratoriais, aferição de pressão e o teste de glicemia.

Fundação Hospitalar

A Fundação Hospitalar, por sua vez, vai promover uma ação de impacto no dia 8, no Centro de Abastecimento, das 8h às 13h, com palestras sobre a prevenção ao câncer de próstata, atendimento clínico e atividades físicas.

Já entre os dias 10 a 14, haverá triagem no Centro Municipal ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) para exames laboratoriais – hemograma, ureia, creatinina e PSA Total – eletrocardiograma, ultrassonografia e biopsia da próstata. Os homens também vão ser submetidos a consultas com urologista.

No dia 22 a programação vai acontecer no estacionamento do Hospital Inácia Pinto dos Santos, contudo, será voltada para as mulheres – esta ação estava prevista para ocorrer no dia 25 de outubro 2014, véspera da eleição presidencial.

Uma caminhada na avenida Getúlio Vargas, no dia 29, vai marcar o encerramento dos movimentos Outubro Rosa – voltado para a prevenção ao câncer de mama – e Novembro Azul. A concentração será nas imediações do Feira Palace Hotel, onde homens e mulheres sairão em caminhada até a Prefeitura.

*Com informação: Secom

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109965 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]