Semana de Mobilização Social contra a Dengue e Chikungunya em Feira de Santana

Movimento Bahia Unida Contra a Dengue.
Movimento Bahia Unida Contra a Dengue.
Movimento Bahia Unida Contra a Dengue.
Movimento Bahia Unida Contra a Dengue.

Entre os dias 13 e 17 e de outubro de 2014, Feira de Santana recebe Ana Melyssa Neves e Jucarlos Santos representantes da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), com o objetivo de promover juntamente com a equipe de Educação em Saúde da Vigilância Epidemiológica (VIEP), uma semana de atividades direcionadas a mobilização social contra a dengue e febre do Chikungunya.

No dia (13/10/2014), segunda-feira, às 09h, na Secretaria Municipal de Saúde, acontece uma reunião de alinhamento entre a equipe VIEP e FLEM, a fim de discutir a organização e execução das atividades de mobilização social planejadas para a semana.

Dia (14), terça-feira, a partir das 8h, no bairro Campo Limpo, está programada uma ação de sensibilização junto aos moradores locais, com visitas domiciliares que irão esclarecer as formas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti e os sinais e sintomas das doenças.

Dia (15), quarta-feira, será reservado para divulgação das ações de mobilização social contra a dengue e chikungunya nos veículos de comunicação local.

No dia (16), quinta-feira, a partir das 8h, está programada uma Blitz da Saúde, no bairro Campo Limpo, em frente ao Colégio da Polícia Militar – CPM. Durante a ação, destinada a pedestres e motoristas será distribuído material educativo.

Por fim, ainda no dia (16), às 15h, na Secretaria de Saúde, acontece a reunião do Comitê Municipal de Prevenção da Dengue para debater a situação e intensificar as ações de prevenção e controle. Formado por representantes do poder público e da sociedade civil (empresas privadas, igrejas, instituições educacionais, associações, etc.), o Comitê tem a finalidade de acompanhar e propor as medidas necessárias à implementação de ações de prevenção e controle da doença, por meio de Mobilização Social.

As ações fazem parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Atualmente o Projeto abrange 23 municípios baianos, considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e casos de óbito, a saber: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição de Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, e Vitória da Conquista.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115100 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.