Seis municípios da Bahia ganham curso de medicina pelo programa Mais Médicos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Oficialização da autorização de implantação de novos cursos de medicina em Jacobina.
Oficialização da autorização de implantação de novos cursos de medicina em Jacobina.
Oficialização da autorização de implantação de novos cursos de medicina em Jacobina.
Oficialização da autorização de implantação de novos cursos de medicina em Jacobina.

Fazer uma faculdade de medicina é um sonho que vai ficar mais próximo para quem vive em seis municípios da Bahia, os quais por meio do programa Mais Médicos foram selecionados para receber cursos de medicina e terão a Atenção Básica da Saúde fortalecida. Após Eunápolis, Itabuna, Alagoinhas e Juazeiro, nesta quarta-feira (22/10/2014), as prefeituras de Jacobina e Guanambi assinaram os termos de compromisso para as próximas etapas da iniciativa.

O secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde (MS), Heider Pinto, esteve nas duas cidades para assinar o documento. O total de 150 municípios brasileiros apresentou a documentação pleiteando os cursos, e 39 foram selecionados.

Nos dois eventos realizados pela manhã em Guanambi, no centro sul baiano, e, durante a tarde, em Jacobina (centro norte), o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Washington Abreu, representou o titular da pasta, Washington Couto.

“Estamos consolidando o sonho da interiorização da formação médica. Foi uma das demandas da população nas várias rodadas de Plenárias do PPA [Plano Plurianual] Participativo”. De acordo com ele, a resposta do ministério ao habilitar os municípios, com a assinatura do termo de compromisso, “tem nosso aval porque construímos isso juntos”.

Necessidade social

Segundo Heider Pinto, com as seis cidades baianas selecionadas por meio de edital que integra o Mais Médicos para a criação de cursos de medicina, serão disponibilizadas 375 novas vagas no estado, das 11,5 mil no Brasil. “Somadas às que estão sendo ampliadas em seis universidades federais na Bahia e duas [universidades] privadas, antes do edital, chegamos ao total de 885 vagas”.

Ele informou que a seleção dos municípios seguiu critérios, como análise da necessidade social e a capacidade de receber o curso, para garantir a qualidade. “Depois da assinatura do termo de compromisso pelo Ministério da Saúde, as seis prefeituras e o Governo do estado, as instituições de ensino interessadas devem participar de concorrência para ver qual tem as melhores propostas para abrir [o curso]. Ainda no final deste ano teremos as instituições selecionadas”.

Ainda conforme o representante do MS, cada instituição terá o prazo de 18 meses para implantar o curso. “Elas [as instituições de ensino] já estarão fazendo o vestibular, no final do ano que vem, iniciando o curso em 2016 e, no começo de 2017, o início dos programas de residência médica”.

Fies e ProUne

O enfermeiro Gilmar Alves é um dos moradores de Guanambi que pretende participar do processo seletivo para ocupar uma das 60 vagas que serão oferecidas na cidade. “Por meio do curso de medicina, toda a estrutura de saúde que existe na região tende a melhorar, não só em Guanambi. Não será preciso ir para os grandes centros fazer um curso de medicina”.

As instituições que oferecerão os cursos estarão alinhadas com os projetos voltados para o ensino superior como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUne). “Quando fiz a faculdade, precisei me deslocar até São Paulo. Hoje qualquer pessoa, basta ter força de vontade e interesse, pode fazer o curso, mesmo que numa faculdade particular. Hoje se consegue bolsa de até 100%”.

Para a professora das redes estadual e municipal, Solange Fátima, a criação de 55 vagas no curso de medicina é importante não só para Jacobina, mas para todos os municípios da região. “Muitas vezes, os jovens saem da sua cidade para ir à capital. Eles não vão precisar mais fazer isso”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113734 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]