Salvador: Sala Walter da Silveira recebe Mostra Audiovisual Múltiplo Leminski

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Trio de curadoras, Aurea Leminski, Alice Ruiz e Estrela Leminski.
Trio de curadoras, Aurea Leminski, Alice Ruiz e Estrela Leminski.
Trio de curadoras, Aurea Leminski, Alice Ruiz e Estrela Leminski.
Trio de curadoras, Aurea Leminski, Alice Ruiz e Estrela Leminski.

Uma série de atividades paralelas, com entrada franca, foi programada para envolver o público soteropolitano com a obra de Paulo Leminski (1944-1989). O Múltiplo Leminski, a maior exposição realizada sobre o artista curitibano, está em cartaz na CAIXA Cultural Salvador até o dia 7 de dezembro. E assim como propõe o título da mostra, a programação cultural também será múltipla e começa com a Mostra Audiovisual Múltiplo Leminski, que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro de 2014, na Sala Walter da Silveira. Está prevista a exibição de seis produções, entre longas e curtas metragens e documentários. As sessões irão iniciar sempre a partir das 19h.

A mostra começa com a animação 2D “Belowars” (2008), cujo roteiro é baseado no livro infanto-juvenil “Guerra dentro da gente” de Paulo Leminski. No dia 22, o público poderá assistir ao longa-metragem “Ex Isto” (2010), de Cao Guimarães, livremente inspirado da Obra Catatau, de autoria do artista curitibano. A programação do dia 23 contará com a projeção do documentário “Ervilha da Fantasia – Uma Ópera Paulo Leminskiana” (1985), de Werner Schumann, além de três curtas: “O Poeta” (2001), de Paulo Munhoz, e “Polaco Loco Paca” (1987), de João Knijinik, e “Fazia Poesia – Poemas de Paulo Leminski” (2004), de Carlos Deiro e Mario Gallera. A Sala Walter da Silveira, que recebe a Mostra Audiovisual Múltiplo Leminski, é um dos mais tradicionais espaços de exibição alternativa de Salvador e possui capacidade para 200 pessoas. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria 30 minutos antes do início das sessões.

Agenda

Mostra Audiovisual Múltiplo Leminski

Quando: 21 a 23 de outubro de 2014; a partir das 19h

Onde: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, nº 27, subsolo, Barris, Salvador)

Informações: (71) 3116.8100

Confira a programação completa:

21/10 – 19h

BELOWARS, 2008, longa-metragem, direção de Paulo Munhoz, direção de animação de Walkir. Animação 2D. Roteiro baseado no livro infanto juvenil “Guerra dentro da gente” de Paulo Leminski. 71min.

Classificação: 12 anos.

22/10 – 19h

Ex Isto, 2010, de Cao Guimarães. Um filme livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. Interpretado por João Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho. 86 min.

Classificação: 14 anos. (Cenas de nudez)

23/10 – 19h

O POETA, 2001, curta metragem de Paulo Munhoz que mistura técnicas de animação 2D, 3D e rotoscopia sobre imagens captadas digitalmente. O ponto de partida é o poeta que deseja escrever uma carta sobre sua cidade. 5min.

Classificação: Livre

POLACO LOCO PACA, 1987, de João Knijinik. Curta-metragem histórico que cobre a passagem dos Leminski pela cidade de Porto Alegre na década de 80. 10min.

 Classificação: Livre

FAZIA POESIA- POEMAS DE PAULO LEMINSKI, 2004, de Carlos Deiró e Mário Gallera. Leitura de poemas intercalado com apresentação musical de parcerias de Paulo Leminski e Mário Gallera. Com Alice Ruiz, Áurea Leminski, Estrela Leminski, Paulo Vitola e Mário Gallera.  30min.

Classificação: Livre

ERVILHA DA FANTASIA – UMA ÓPERA PAULO LEMINSKIANA, 1985, de Werner Schumann. Bem-humorado documentário estruturado a partir de uma antológica entrevista que Leminski concedeu a Werner, em que discorre sobre o processo de criação, especialmente a poesia. Com Sylvio Back, Geraldo Magela e Paulo Friebe. 30min.

Classificação: Livre

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121605 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.