Salvador | Múltiplo artista Jackson Costa mescla teatro, música popular e poesia em apresentação na Caixa Cultural

Jackson Costa apresenta espetáculo 'A Coisa'.
Jackson Costa apresenta espetáculo 'A Coisa'.
Jackson Costa apresenta espetáculo 'A Coisa'.
Jackson Costa apresenta espetáculo ‘A Coisa’.

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 5 a 9 de novembro de 2014, o espetáculo ‘A Coisa’, montagem que tem o objetivo de estimular o público a refletir sobre a aventura poética das palavras a partir do contato com uma miscelânea de textos de autores consagrados e de escritores contemporâneos praticamente desconhecidos. “A Coisa” traz como intérprete Jackson Costa, ator com múltiplas atuações no cenário cultural brasileiro, sob a direção de Paulo Dourado. As sessões acontecem de quarta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. Os ingressos para todas as apresentações começam a ser vendidos a partir das 9h do dia 5 de novembro.

No espetáculo, o baiano Jackson Costa leva ao público poesias de Gregório de Mattos, Castro Alves, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, José Delmo, Ramon Vane, entre outros. O ator será acompanhado por uma, empregando ritmos e sons aos textos. “A poesia com a música aproxima o público das obras de grandes poetas e facilita o entendimento do que é dito”, explica Jackson. Segundo ele, a montagem tem mais de dez anos de estrada, sempre passando por alterações e reformulações. “Afinal, a poesia, como a música, é matéria viva”, justifica.

Oficina de Criação Literária:

Além das apresentações poético musicais, o espetáculo propõe uma Oficina de Criação Literária, que será ministrada pela escritora e professora de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antônia Torreão Herrera. “Trata-se de um trabalho feito em grupo, todavia, com uma intensa busca individual. Uma oficina livre, na qual se brinca com as palavras para construir textos, num processo de reconhecimento de sua própria identidade”, explica Antônia.

A Oficina pretende levar os participantes a criarem poemas, contos, crônicas e outros textos de forma criativa e expressiva. O caráter lúdico dos trabalhos cria um clima de brincadeira com as palavras. As inscrições, limitadas a 20 participantes, estão abertas de 2 a 4 de novembro, na recepção da CAIXA Cultural Salvador, das 9h às 18h.

Jackson Costa:

Um dos mais prestigiados atores baianos e atual apresentador do programa Aprovado, da TV Bahia, o ator Jackson Costa ingressou no teatro aos 16 anos, em Itabuna (BA), e, aos 22 anos, mudou-se para Salvador com o intuito de cursar Teatro na UFBA. Trabalhou em minisséries e novelas da TV Globo, como “Pedra Sobre Pedra”, “Renascer” e “Tocaia Grande”. O ator interpretou o personagem “Deus” na peça “Vixe, Maria! Deus e o Diabo na Bahia!”, dirigida por Fernando Guerreiro, e dirigiu a peça “Nem Louco Nem Tão Pouco”.

Também esteve no elenco da microssérie “A Pedra do Reino”, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, em homenagem aos 80 anos do autor da obra, o escritor Ariano Suassuna. É o ator principal do longa “O Dono do Mar”, adaptação do livro homônimo escrito por José Sarney. Em 2009, o ator voltou às novelas e participou de “Paraíso”, da TV Globo. Em 2012 foi um dos personagens principais da novela “Gabriela”, trama baseada no romance de Jorge Amado e veiculada na mesma emissora.

Agenda

Espetáculo: “A Coisa”, com o ator Jackson Costa

Período: de 5 a 9 de novembro de 2014 (quarta-feira a domingo)

Horário: às 20h (quarta a sábado) e às 19 h (domingo)

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural Salvador

Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Informações: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: livre

Oficina de Criação Literária – Antônia Torreão Herrera

Data: 5 de novembro (quarta-feira)

Horário: das 14h às 18h

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Vagas: 20

Inscrições: de 2 a 4 de novembro, na recepção da CAIXA Cultural Salvador, das 9h às 18h

Entrada Gratuita

Informações: (71) 3421-4200

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106957 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]