Programa reforça enfrentamento ao crack na Bahia

Governo da Bahia investe em tecnologia para combate ao crack.
Governo da Bahia investe em tecnologia para combate ao crack.
Governo da Bahia investe em tecnologia para combate ao crack.
Governo da Bahia investe em tecnologia para combate ao crack.

A partir desta quarta-feira (01/10/2014), as ações de prevenção e enfrentamento ao uso do crack na Bahia ganham um reforço por meio das ações do programa ‘Crack, é Possível Vencer’. A iniciativa do governo federal, implantada via Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) e lançada pela manhã, no Porto da Barra, em Salvador, consiste na operação integrada entre policiais civis e militares, além da Guarda Municipal e outros órgãos estaduais e municipais de saúde e assistência social.

Para auxiliar o trabalho dos profissionais, a infraestrutura utilizada conta com unidades móveis, câmeras de videomonitoramento e viaturas, num investimento total de R$ 4,5 milhões. O evento de lançamento teve a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro.

A duas primeiras áreas a receber as ações na capital baiana são o bairro da Barra e o Centro Histórico, onde os ônibus já podem ser vistos no Porto da Barra e no Terreiro de Jesus, respectivamente. A unidade do Centro Histórico compreende também a região das Sete Portas.

As equipes do programa atuarão ainda nas cidades de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Itabuna, no sul do estado, Feira de Santana, a 108 quilômetros da capital, Juazeiro, no norte, e Vitória da Conquista, no sudoeste. Além das sete câmeras, quatro viaturas, 50 pistolas elétricas e 150 sprays de pimenta, cada unidade tem o reforço de trinta policiais militares, quatro civis e cinco guardas municipais.

Segundo o secretário Maurício Barbosa, a estratégia permite integrar o trabalho da polícia ao tratamento para os usuários, por meio do encaminhamento para atendimento na rede de Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e outros serviços. “É uma inovação no que se refere ao tratamento e ao cuidado que estão hoje dependentes do crack, em especial, mas também de outras drogas, e o que antes era um trabalho apenas de repressão policial agora se integra entre o policiamento ostensivo, o acolhimento e o encaminhamento à área de saúde”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112834 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]