Prefeitura de Feira de Santana emite nota confirmando 19 casos de Chikungunya e 585 sob investigação

Prefeitura de Feira de Santana (PMFS) apresenta relatório sobre casos de Chikungunya no município.
Prefeitura de Feira de Santana (PMFS) apresenta relatório sobre casos de Chikungunya no município.
Prefeitura de Feira de Santana (PMFS) apresenta relatório sobre casos de Chikungunya no município.
Prefeitura de Feira de Santana (PMFS) apresenta relatório sobre casos de Chikungunya no município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica, notificou 762 casos suspeitos da febre chikungunya, entre os dias 6 de julho a 4 de outubro de 2014. Destes, 19 foram confirmados em laboratório e 137 por critério clínico. Outros 21 foram descartados e 585 continuam em investigação. As informações foram fornecidas nesta terça-feira, 7.

Os 156 casos confirmados de chikungunya não relatam viagem a países com transmissão da doença. Os sinais e sintomas mais frequentes foram mialgia, artralgia, febre, edema e cefaléia. Não há registro de óbito até o momento.

Foram notificados casos em 54 localidades do município, dentro os quais o bairro de George Américo apresentou 380 (49,86%) notificações, seguido pelo bairro Campo Limpo com 113 (14,82%), Sítio Novo com 36 (4,72%), povoado Rio do Peixe (Distrito de Jaguara) com 31 (4,06%), Cidade Nova com 20 (2,62%), Sobradinho com 18 (2,36%) e Pampalona foram 10 (1,31%) notificações.

Os casos suspeitos, conforme o boletim, estão concentrados na faixa etária de 35 a 49 anos com 221 casos, seguido de pessoas com 20 a 34 anos com 200 ocorrências. A faixa etária entre 50 a 64 anos tem 122 casos suspeitos. O sexo feminino é o que predomina. São 501 mulheres e 261 homens.

As ações da SMS para combater a doença no município estão concentradas nas visitas dos agentes de endemias às residências, no tratamento focal e perifocal dos casos suspeitos e na realização de ações de educação em saúde com orientações e distribuição de materiais informativos.

Ainda, na quebra da cadeia de transmissão com o uso de inseticida, no acompanhamento e monitoramento de todos os casos notificados, bem como na capacitação dos profissionais de saúde.

Doença

A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito do gênero aedes – o aegypti (o mesmo que transmite a dengue) ou albopictus. Apresenta alguns sintomas semelhantes ao da dengue clássica – provoca febre alta, dor de cabeça, dores mais acentuadas nas articulações, dores musculares e inchaços nas articulações.

O período médio de incubação da doença é também mais prolongado se comparado com a dengue. É de três a sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias). Não existe tratamento específico e nem vacina disponível para prevenir a doença.

Leia +

Prefeitura de Feira de Santana emite nota confirmando 19 casos de Chikungunya e 585 sob investigação

Secretaria de Saúde de Feira de Santana emite nota corrigindo números da febre chikungunya e ampliando para 606 os casos de suspeita da doença

Sobe para 562 o número de indivíduos suspeitos de contrair a febre chikungunya em Feira de Santana

Prefeitura de Feira de Santana informa que ocorreram 33 casos de Chikungunya, em 42 localidades do município

Ministério da Saúde e Sesab tranquilizam a população sobre casos de Chikungunya

Prefeitura de Feira de Santana mobiliza equipe de saúde com a finalidade de conter avanço da febre chikungunya

Cinco casos da febre chikungunya foram confirmados em Feira de Santana

Sobe para 14 o número de casos de chikungunya registrados em Feira de Santana

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário