Passada a eleição, presidente do TSE defende a união dos brasileiros

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Presidente do TSE, Dias Toffoli, fala sobre reconciliação nacional.
Presidente do TSE, Dias Toffoli, fala sobre reconciliação nacional.
Presidente do TSE, Dias Toffoli, fala sobre reconciliação nacional.
Presidente do TSE, Dias Toffoli, fala sobre reconciliação nacional.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, disse, ontem (26/10/2014), que a sociedade deve voltar a ficar unida com o fim da disputa presidencial. A declaração de Toffoli foi feita na entrevista na qual o TSE anunciou oficialmente a vitória da candidata Dilma Rousseff (PT), reeleita para mais quatro anos de mandato. O presidente também minimizou a abstenção do eleitor no segundo turno. Ele destacou que a votação, por meio da biometria, será aprimorada para as próximas eleições.

Segundo Toffoli, com o fim da campanha, marcada por ataques pessoais entre os dois candidatos, as pessoas devem voltar a debater juntos os rumos do país. “No Estado Democrático de Direito, o que importa é que, passado o processo eleitoral, a sociedade volte a estar unida para pensar no desenvolvimento desta grande nação que é a nação brasileira. Realmente, esta foi uma eleição, desde a Constituição de 1988, em que houve muitas emoções e uma tragédia”, disse.

Sobre os problemas com a votação nas urnas biométricas, Toffoli disse que a Justiça Eleitoral investirá no aperfeiçoamento para o próximo pleito. No primeiro turno ocorreram problemas no sistema de identificação biométrica no Distrito Federal e em Niterói (RJ). De acordo com o presidente, os leitores de digitais foram trocados e técnicos do TSE foram enviados para fazer o treinamento dos mesários. “A Justiça Eleitoral sempre busca o aperfeiçoamento do seu trabalho. Em uma eleição em que comparecem às urnas mais de 11 milhões de eleitores, o número de ocorrência é insignificante”, minimizou.

Dias Toffoli também considerou normal o número de eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno. Com 99,9% das urnas apuradas, o TSE registrou 21,1% de abstenção. O percentual representa 30,1 milhões de eleitores.

O resultado que deu a Dilma Rousseff  a reeleição foi divulgado às 20h27, com 98% das urnas apuradas. Dilma estava com 51,45 % dos votos válidos e Aécio Neves (PSDB), com 48,45%.

*Com informações da Agência Brasil.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121597 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.