Otto Vinicius Agra Figueiredo assume Pro-Reitoria Políticas Ações Afirmativas da Uefs

Otto Vínicius Agra Figueiredo assume pró-reitoria.
Otto Vínicius Agra Figueiredo assume pró-reitoria.
Otto Vínicius Agra Figueiredo assume pró-reitoria.
Otto Vínicius Agra Figueiredo assume pró-reitoria.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza, nesta sexta-feira (24/10/2014), a cerimônia de instalação da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae), que substitui a Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário (Undec). Na solenidade, marcada para as 8h30, no Anfiteatro (módulo 2), será empossado o pró-reitor, professor Otto Vinicius Agra Figueiredo, que já dirige a Unidade.

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis terá por finalidade consolidar e implementar as políticas de ações afirmativas e de assistência estudantil visando garantir o acesso, a permanência e a pós-permanência de estudantes da graduação; planejar e propor as políticas de ações afirmativas, assistência estudantil, permanência, esportivas, culturais e de formação complementar dirigidas a estudantes da UEFS.

Além disso, será responsável pela implementação da assistência estudantil voltada principalmente aos discentes em situação de vulnerabilidade social e ações afirmativas voltadas aos discentes cotistas de acordo com as políticas da administração superior da universidade.

As ações até então desenvolvidas pela Undec que não tinham relação com os estudantes passam para outros setores. A casa dos professores, por exemplo, passou a ser administrada pela Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra), a creche pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad) e o Serviço de Saúde (Sesu) está lotado, temporariamente, no Gabinete da Reitoria.

Rubrica

A Uefs é a segunda universidade pública estadual da Bahia com uma pró-reitoria voltada para assistência estudantil. “A criação de pró-reitorias de assuntos estudantis fortalece o tema. Nossa meta inicial é construir um programa assistencial estudantil e, no futuro, conquistar uma rubrica específica junto ao Governo do Estado”, afirmou o professor Otto Agra.

Até maio de 2015 será apresentado um programa de assistência estudantil e de permanência, com auxílios que vão atender outras demandas. “O importante é que o estudante consiga, além de concluir a universidade, ter uma permanência de sucesso”, declarou.

Otto Vinicius Agra Figueiredo é educador social, graduado em Pedagogia pela Uefs, especialista em Política do Planejamento Pedagógico e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A Proppae foi funcionar no mesmo prédio da Undec, localizada no CAU 3, campus universitário.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108905 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]