Operação A-Gate | Polícia Federal desarticula quadrilha especializada em fraudar licitações

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Polícia Federal - Operações.
Polícia Federal - Operações.

A Polícia Federal deflagrou, ontem (20/10/2014), a Operação A-Gate, com o objetivo de desarticular uma quadrilha dedicada à prática de fraudes em licitações contra órgãos públicos federais. O prejuízo aos cofres públicos ultrapassa R$ 2 milhões. Foram cumpridos na capital baiana 6 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão.

A quadrilha era chefiada por dois homens que constituíram, com a ajuda de terceiros, empresas que simulavam concorrerem em certames licitatórios, enquanto na verdade combinavam os valores oferecidos, aumentando-os e garantindo a vitória nos referidos certames para empresas do grupo.

Segundo as investigações onze empresas figuraram nas fraudes, causando um prejuízo apurado em pouco mais de R$ 2 milhões, ao longo de três anos (entre 2010 e 2013), sempre na atividade de fornecimento de mão-de-obra para serviços gerais. Entre os órgãos federais prejudicados, estão a Delegacia Regional do Trabalho, Fundação Nacional de Saúde, Delegacia da Receita Federal de Julgamento em Salvador, Delegacia da Receita Federal em Feira de Santana, Marinha do Brasil e Anatel, além de outros.

Os envolvidos serão indiciados pela prática dos delitos de falsidade documental, fraudes a licitações e formação de quadrilha, sem prejuízo dos demais delitos constatados ao final da apuração. A prisão temporária tem duração de 5 dias, prorrogáveis por mais 5 dias, se necessário.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112884 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]