Governo da Bahia pré-qualifica empresas interessadas na execução das obras de VLT em Salvador

Vista aérea de Salvador. Região contemplada com VLT.
Vista aérea de Salvador. Região contemplada com VLT.

Inserido no conjunto de ações de melhorias da mobilidade urbana em Salvador, o Governo da Bahia lança edital de pré-qualificação para as empresas interessadas em executar as obras de implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no trecho Comércio – São Luiz (Paripe). O edital foi publicado na edição desta terça-feira (30/09/2014) do Dário Oficial do Estado.

Este processo antecede a licitação, que será realizada em Regime Diferenciado de Contratação Integrada – RDC. Na etapa de pré-qualificação, as empresas interessadas apresentam documentos que comprovem sua capacidade de executar as obras. Esse material será avaliado e as companhias consideradas aptas participarão de leilão, vencendo aquela que apresentar proposta de menor preço.

O chefe de gabinete da secretaria estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, explicou que o VLT substituirá o atual trem do subúrbio, trazendo uma opção de transporte de massa mais moderno para a população.  “Vamos garantir aos soteropolitanos uma circulação com mais segurança, rapidez, conforto e confiabilidade. Futuramente, o VLT ainda será integrado a outros meios de transporte, como o BRT e o metrô, através do bilhete único, facilitando ainda mais a vida do soteropolitano”.

O investimento previsto para o trecho Comércio – São Luiz, incluindo o material rodante, é de cerca de R$1 bilhão. O VLT do subúrbio possuirá uma extensão total de aproximadamente 18,5 quilômetros e, quando estiver totalmente implantado, deverá transportar cerca de 100 mil passageiros por dia. A previsão é de que o serviço comece a ser executado no início de 2015, com prazo de conclusão em até 24 meses após o início das obras.

Vista aérea de Salvador. Região contemplada com VLT.
Vista aérea de Salvador. Região contemplada com VLT.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108904 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]