Festa Literária atrai visitantes à histórica cidade de Cachoeira

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vista aérea de Cachoeira e São Felix.
Vista aérea de Cachoeira e São Felix.
Vista aérea de Cachoeira e São Felix.
Vista aérea de Cachoeira e São Felix.

Com a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes, a 4ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) começa nesta quarta-feira (29/10/2014) e prossegue até domingo (2), com vasta programação, reunindo, no Recôncavo Baiano (110 quilômetros de Salvador), renomados autores nacionais e internacionais.

Entre as novidades, a festa literária passa a homenagear um autor, e a escolhida foi a yalorixá Maria Stella de Azevedo Santos – Mãe Stella de Oxóssi, que vai lançar o livro Abrindo a Arca, valorizando, deste modo, a escrita e a oralidade de um dos mais tradicionais terreiros de Candomblé da Bahia, o Ilê Axé Opô Afonjá.

No sábado (1º de novembro), Mãe Stella compõe a mesa Os Rastros de Antigos Laços, que discute a importância do registro da história do Candomblé para a religião afro-brasileira.

Nesse mesmo dia, a mesa Viva João Ubaldo Ribeiro homenageia o escritor baiano, morto em julho deste ano. Outro baiano ilustre também será lembrado: a mesa de abertura do evento marca o centenário do músico Dorival Caymmi, com o tema O Tempo de Caymmi.

A mesa denominada Entre vielas e assombros reunirá o baiano Dênisson Padilha Filho e o poeta e escritor angolano Ondjaki, autor de Bom Dia Camaradas. Ondjaki também escreve para cinema e teatro; co-realizou sobre a cidade de Luanda – Oxalá cresçam pitangas – histórias de Luanda – em 2006.

A Flica é realizada com apoio do Governo da Bahia, e já se consolidou como um dos principais eventos do calendário turístico e cultural do Estado. “Proporciona visibilidade local e nacional do histórico município de Cachoeira e atração de turistas que ocuparam 100% dos leitos dos hotéis da região”, assinala o secretário do Turismo, Pedro Galvão.

Três locais abrigam as atividades da festa literária, que vão movimentar Cachoeira, cidade baiana que possui importante acervo arquitetônico barroco, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e classificada como Cidade Monumento Nacional.

Os debates serão realizados no claustro do Conjunto do Carmo, no Centro de Cachoeira, das 10h às 19h. Os shows musicais acontecem das 22h às 0h30, na Praça da Aclamação, ao lado do Conjunto do Carmo.

Música – Os visitantes também vão poder se divertir ao som de música clássica, jazz e muito samba. A partir de quinta-feira (30) serão realizados dois shows por noite, com início às 22h. Entre as atrações, a cantora Juliana Ribeiro, as orquestras filarmônicas Lyra Ceciliana e Minerva Cachoeirana e o Gupo Samba de Criol²o. O público confere ainda uma performance do ator Jackson Costa, que interpreta poemas de várias épocas, acompanhado de uma banda de música popular contemporânea.

Localizada no Recôncavo Baiano, a 110 quilômetros de Salvador, Cachoeira possui construções históricas, como a Capela de Santa Bárbara, o Chafariz Imperial, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, a Matriz Nossa Senhora do Rosário e o sobrado da Irmandade da Boa Morte (grupo composto por mulheres negras remanescente de escravos).

Outra peculiaridade do município é a sua culinária e o tradicional samba de roda, que atrai milhares de turistas e baianos. Para os visitantes que curtem a natureza, existem passeios de barco pelo leito do Rio Paraguaçu. Também é possível se conhecer comunidades de quilombolas por meio do Turismo Étnico da cidade.

Agenda

Mais informações sobre a Flica:  www.flica.com.br

Informações sobre hospedagem: (75) 9933-3904 – Posto de Informações Turísticas.

Como chegar:

De carro: Pela BR-324, sentido Feira de Santana, retornar à direita no Km 566 e seguir pela BA-026 até Santo Amaro da Purificação, seguindo as placas para a saída da cidade, que indicarão a cidade a cerca de 40 km.

Pela BR-101, por volta do Km-197, entrar na Estrada do povoado de Capoeiruçu, descer o vale até Cachoeira por cerca de 3 km.

Agências: Informações sobre passeios de um dia com grupo de no mínimo quatro pessoas, pelo Disque Bahia Turismo: 71- 3103-3103

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112942 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]