Feira de Santana | Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta espetáculo ‘Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis’

Cena da peça 'Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis.'.
Cena da peça 'Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis.'.
Cena da peça 'Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis.'.
Cena da peça ‘Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis.’.

Como uma grande brincadeira de criança, as embalagens dos produtos de uma despensa dão vida ao clássico romance trágico de Shakespeare. A rixa entre os metais e os plásticos tornará impossível o amor entre a latinha de refrigerante e a garrafa pet. Mas será que eles precisam ter o mesmo fim? A peça Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis, encenada pela companhia de teatro O Trem (Belo Horizonte/MG), vai ser apresentada neste sábado, dia 25 de outubro de 2014, às 16 horas, no Teatro da CDL, em Feira de Santana, dentro da programação do Circuito Cultural Belgo Bekaert. A montagem é feita sem texto e acompanhada por trilha sonora realizada ao vivo. Os atores representam a história através de ações físicas, enquanto os músicos se utilizam de instrumentos convencionais e sonoridades extraídas de materiais recicláveis. A entrada é gratuita e as senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes da peça.

Neste ano do 450º aniversário do escritor inglês William Shakespeare, nada melhor que homenageá-lo com sua mais famosa obra numa releitura para o público infantil. Ao fazer referência ao tema da sustentabilidade e despertar a consciência sobre a importância da separação de lixo e reciclagem, a versão da companhia mineira é vivida por embalagens recicláveis, portanto os personagens têm a possibilidade de um destino diferente. O ponto de partida foi uma adaptação do texto original em forma de dramaturgia clássica, com falas e rubricas para os personagens.  Em seguida, foi feito um canovaccio ou roteiro de ações, sem falas, assim como era feito na comedia dell’arte. Então a direção instigava os atores a improvisar as ações, juntamente com os músicos, a fim de definir códigos de uma linguagem coerente em cena.

O cenário foi criado pensando nas possibilidades de uma despensa, com portas, gavetas, escada e materiais que habitam este lugar.  A escolha de um tom claro valoriza a iluminação e destaca as cores vibrantes do figurino.

A presença das lixeiras seletivas em cena traz a importância de familiarizar a criança com as cores internacionalmente estabelecidas para cada tipo de material reciclável e conscientizá-la sobre a separação de materiais. A intenção é estender a discussão entre pais e filhos, professores e alunos, através de um programa contendo informações complementares sobre o tema da reciclagem.

Ficha Técnica do Espetáculo 

Direção e Dramaturgia: Lívia Gaudencio

Elenco: Fabiana Loyola, Hudson Moreira, Isabella Michellini, Paulo Victor, Vitor Araújo, Gabriel Costa e Hugo Bizzotto

Diretor de Produção: Marcelo Carrusca

Assistente de Produção: Lucas Chiaradia

Figurino: Alexandre Colla

Costureira: Márcia Corrêa

Cenário: Tereza Bruzzi

Cenotécnico: Márcio Agostinho e Ademir Agostinho

Iluminação: Enedson Gomes e Marcelo Carrusca

Trilha sonora: Gabriel Costa e Hugo Bizzotto

Maquiagem: Gabriela Domingues

Preparador Circense: Thiago Jole

Ilustrações: Lila Gaudencio

Programação visual: Stomp! Agência de Comunicação

Produção: Lima Produções Culturais

Realização: O Trem – Companhia de Teatro

Agenda

Circuito Cultural Belgo Bekaert

Espetáculo: Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis  / O Trem Companhia de Teatro (Belo Horizonte/MG)

Onde: Teatro da CDL (Praça Monsenhor Renato Galvão, nº 173, Feira de Santana)

Quando: 25/10/14 (sábado)

Horário: 16 h

Duração: 60 minutos

Classificação etária: Livre

Entrada gratuita (as senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes da peça).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114860 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.