Exposição fotográfica marca os 10 anos do Samu em Feira de Santana

Exposição fotográfica marca os 10 anos do Samu em Feira de Santana.
Exposição fotográfica marca os 10 anos do Samu em Feira de Santana.
Exposição fotográfica marca os 10 anos do Samu em Feira de Santana.
Exposição fotográfica marca os 10 anos do Samu em Feira de Santana.

Há 10 anos em Feira de Santana, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conquistou credibilidade e a confiança da população. Já são mais de 294 mil atendimentos e mais de 130 mil ocorrências prestadas – neste caso, a vítima não necessitou ser encaminhada para o hospital.

Uma exposição fotográfica aberta na noite desta sexta-feira, 17, no foyer do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, marcou as comemorações pela implantação do SAMU na cidade, em 27 de setembro de 2004.

Ela conta um pouco da atuação do órgão no município, a equipe de profissionais, os trabalhos em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, os atendimentos de primeiros socorros e a participação em alguns eventos, seminários e congressos.

A partir deste sábado, 18, ao dia 25, as imagens ficarão expostas no Boulevard Shopping. Presente no coquetel de abertura, a secretária municipal de Saúde Denise Mascarenhas afirmou que o SAMU constitui um importante elo entre os níveis de atenção à saúde e sua missão de salvar vidas.

“Já avançamos muito. Temos uma equipe preparada e atualizada, que presta um trabalho de qualidade e eficiente, o que faz dele ser referência no Ministério da Saúde. Nossa proposta é tornar o SAMU regionalizado, oferecendo sempre o melhor aos usuários do sistema”, afirmou.

Logo após a exibição da campanha publicitária “Comemorar é não deixar a luz da vida se apagar”, a coordenadora do órgão, Maíza Macêdo, reforçou o papel importante que o SAMU vem prestando na cidade, sobretudo, o de atender a urgências de qualquer natureza – clínica, traumática, obstétrica, psiquiátrica, neonatal ou geriátrica.

“Como todo ponto de atenção à saúde, o SAMU apresenta fragilidades. Mas, temos clareza das demandas e a partir dessa realidade construímos o planejamento estratégico e desenvolvemos as ações para minimizar as dificuldades, otimizar a estrutura e responder as urgências, no menor tempo possível”, assegurou Maíza Macêdo.

Equipe conceituada 

A frota do SAMU é composta, atualmente, por seis unidades móveis, sendo cinco de suporte básico e uma de suporte avançado (USA). Conta com 22 médicos, 16 enfermeiros e 46 técnicos de enfermagem, além dos profissionais que atuam como condutor, chefe de frota, operador de rádio, Técnico Auxiliares de Regulação Médica (TARM) e nas funções administrativas. Uma equipe de cerca de 170 pessoas.

Representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o vice-prefeito Luciano Ribeiro parabenizou toda a equipe e ressaltou o “trabalho eficiente e conceituado”, que ela desenvolve. A abertura da exposição fotográfica foi prestigiada também pelos secretários municipais de Comunicação Social, Valdomiro Silva, e de Serviços Públicos, Manoel Cordeiro. Também presente, a chefe de Gabinete da SMS, Patrícia Falcão, prepostos do órgão e profissionais da Saúde e convidados.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115092 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.