Exportações baianas crescem pelo segundo mês consecutivo e atingem recorde no ano

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Exportações baianas em alta.
Exportações baianas em alta.
Exportações baianas em alta.
Exportações baianas em alta.

As exportações baianas em setembro atingiram US$ 1,038 bilhão, recorde no ano, superando em 1,8% igual mês do ano passado. A boa safra agrícola colhida na Bahia em 2014 concorreu para o incremento das exportações no mês passado. Houve aumento nos embarques de soja (113%), algodão (83%), café (29%), cacau (4,5%) e fumo (2,3%) mesmo com as fortes quedas nas cotações dos grãos no mercado internacional. A recuperação, mesmo que tímida, da economia americana nos últimos meses, também contribuiu para o aumento das vendas dos produtos químicos/petroquímicos em 30% no mês e em 33% no terceiro trimestre, indicando que o pior momento do setor, ao menos em 2014, pode ter ficado para trás.

As importações, por sua vez, registraram queda de 8,9% em setembro, influenciadas pela redução na compra de bens intermediários, refletindo o recuo na atividade industrial, que amarga quedas de 9,7% em agosto e de 5,3% no ano.  A redução em 64% nas compras de combustíveis em setembro, comparadas com igual mês de 2013, também pesaram para a queda das importações no mês passado.

Os bons resultados das exportações nos últimos dois meses, porém, ainda não foram suficientes para reverter a queda ao longo do ano. No acumulado até setembro, elas ainda estão 8,1% abaixo de igual período do ano de 2013. Já as importações em 2014 até setembro, acusam crescimento de 7,3%, porém com viés de baixa.

Ainda que setembro tenha sido positivo, o cenário para o comércio exterior não é animador. A crise persistente da indústria, o baixo crescimento mundial e a previsão, cada vez mais realista de preços menores para as commodities remete à certeza que não será do setor externo que virá a recuperação econômica.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121608 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.