Eleições 2014 – Bahia | Lídice da Mata diz que vai “prosseguir no passo” de construir terceira via no estado

Lídice da Mata fala em terceira via.
Lídice da Mata fala em terceira via.
Lídice da Mata fala em terceira via.
Lídice da Mata fala em terceira via.

A senadora Lídice da Mata, que concorreu ao governo da Bahia pelo PSB, disse neste domingo (05/10/2014) que seu futuro político na Bahia será manter o projeto iniciado nesta eleição, de construir no Estado uma terceira via viável para quebrar a histórica polarização entre DEM e PT.

Em entrevista coletiva no comitê central de sua campanha, após a consolidação do resultado das urnas que apontou a vitória do petista Rui Costa, Lídice afirmou que manterá posição política de independência dos dois grupos políticos hoje majoritários no Estado.

“Não tem porque eu ir para lugar nenhum. Eu tentei construir uma terceira via na Bahia. Não tem porque eu tomar uma decisão de apoiar o PT. Para que eu vou apoiar PT? Ele já elegeu seu governador”, disse, ao responder a uma pergunta sobre a possibilidade de haver uma repactuação com o PT, que saiu vencedor da eleição.

Ainda sobre o futuro, Lídice evitou fazer análise sobre as expectativas quanto à gestão do governador eleito, salientando que ele teria ao menos 90 dias para começar a apresentar a identidade de seu governo. Somente então seria possível uma avaliação. Ela reclamou, porém, da pobre discussão política que marcou a campanha eleitoral, dominada por ataques e uso excessivo do poder econômico.

“O fato de a vitória política eleitoral ser uma realidade do PT não quer dizer que esse seja o caminho melhor para o processo democrático de nosso país, muito menos de nosso Estado. A Bahia precisa de oxigenação política. O fato de nós decidirmos campanhas e mais campanhas do tempo de Antônio Carlos até os dias atuais sempre no primeiro turno é uma revelação, na minha opinião, do pouco debate político que ocorre em nosso Estado”, disse.

Lídice disse que há uma tendência inercial à continuidade, que ela quer quebrar. “E, para quebrar isso, não quer dizer que eu tenha saído derrotada, quer dizer que fomos derrotados neste primeiro momento. Ninguém vence sem dar o primeiro passo. Demos o primeiro passo para tentar uma quebra de paradigma. Vamos prosseguir neste passo”, disse.

Numa análise do resultado eleitoral, ela voltou a endossar a necessidade de uma reforma política e afirmou que lutará, no Senado, para que ela ocorra. “Aqui na Bahia, as candidaturas tinham fôlego para disputar entre si. As pesquisas de antes do início da campanha mostravam que havia competitividade. Se essas regras, quando entram em jogo, desequilibram, então estas regras estão erradas”, destacou.

Ataques a Marina – Apesar do resultado negativo de Marina na disputa presidencial,  que ela creditou aos ataques sofridos durante a campanha e à falta de apoios regionais, Lídice comemorou o surgimento de candidaturas com pautas de esquerda. “Está se formando um novo pensamento crítico de esquerda no Brasil. A eleição de Lula foi um grande momento de ascendência da esquerda no Brasil. Ele sem dúvida realizou inclusão social, mas a continuidade do projeto criou descompasso da esquerda no governo, que perdeu a capacidade de autocriticar-se. Praticamente ficou proibido falar mal”, disse.

Resultado da Eleição 2014 para governador da Bahia

1º Rui Costa (PT) recebeu 3.558.97 (54,53%) votos, através da coligação PT, PP, PSD, PDT, PR, PC do B, PTB, PMN, PT do B, PHS.

2º Paulo Souto (DEM) recebeu 2.440.40 (37,39%) votos, através da coligação DEM, PSDB, PMDB, SD, PTN, PROS, PRB, PSC, PTC, PV, PPS, PRP, PT do B, PSDC e PHS.

3º Lídice da Mata (PSB) recebeu 432.379 (6,62%) votos, através da coligação PSB, PSL, PPL

4º Marcos Mendes (PSOL) com 50.891 (0,78 %) votos.

5º Da Luz (PRTB) com 27.781 (0,43 %) votos, através da coligação PRTB, PEN.

6º Renata Mallet (PSTU) com 16.788 (0,26 %) votos.

Eleitorado total da Bahia: 10.179.390 | Seções: 31.268

Comparecimento: 7.818.832 (76,81%)

Abstenção: 2.360.558 (23,19%)

Votos em branco: 794.912 (10,17%)

Votos nulos: 496.697 (6,35%)

Votos válidos e nominais: 6.527.223 (83,48%)

Baixe

Eleições 2014 – Bahia – Resultado final da votação para deputado estadual

Eleições 2014 – Bahia – Resultado final da votação para deputado federal

Eleições 2014 – Bahia – Resultado final da votação para senador da república

Eleições 2014 – Bahia – Resultado final da votação para governador

Eleições 2014 – Bahia – Resultado final da votação de 1º turno para presidente

Eleições 2014 – Brasil – Resultado final da votação de 1º turno para presidente

Leia +

Eleições 2014 – Bahia | Com o decisivo apoio de Jaques Wagner, Rui Costa é eleito governador 

Eleições 2014 – Bahia | Com 55,88% dos votos válidos, Otto Alencar é eleito senador pela Bahia

Eleições 2014 – Bahia | Governador eleito, Rui Costa defende avanços na infraestrutura do estado como forma de ampliar classe trabalhista

Eleições 2014 – Bahia | Emocionado, governador Jaques Wagner parabeniza aliados Rui Costa, João Leão e Otto Alencar pela vitória

Eleições 2014 – Bahia | Lídice da Mata diz que vai “prosseguir no passo” de construir terceira via no estado

Eleições 2014 – Bahia | De forma elegante, Geddel Vieira Lima agradece pela votação e parabeniza Otto Alencar pela vitória

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114925 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.