Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 30 de outubro de 2014

O escritor Jose Brandão que vai lançar livro sobre Eme Portugal.

O escritor Jose Brandão que vai lançar livro sobre Eme Portugal.

O empresário Roberto Carlos Lima e Sâmua, socialmente.O empresário Roberto Carlos Lima e Sâmua, socialmente.

O empresário Roberto Carlos Lima e Sâmua, socialmente.

Soraia Salloum Silva que estará avionando ao exterior. No flash com Liduina Cordeiro nos Estados Unidos.

Soraia Salloum Silva que estará avionando ao exterior. No flash com Liduina Cordeiro nos Estados Unidos.

Conciliação Tributarista

A central de Conciliação Tributária, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Fazenda, foi inaugurada na terça-feira às (15/11/2014) horas no Fórum Desembargador Filinto Bastos. Para que o local fosse instalado, o juiz da vara da Fazenda Pública, Roque Ruy Barbosa cedeu o espaço que foi montado no próprio Fórum, com a logística do município. “Serão em torno de 16 estudantes de direito, em revezamento dos turnos, haverá também conciliadores do Tribunal de Justiça e também advogados que intermediarão uma solução na relação sujeito ativo (Feira de Santana) e sujeito passivo (devedor)”, explica Expedito Eloy. De acordo com a secretaria Municipal da Fazenda, esse trabalho tem o objetivo de identificar pendências.

O contribuinte receberá uma carta convite, depois um telefonema, com dia e hora marcada para que ele se apresente. O rastreamento no sistema é feito e então serão colocadas as dívidas para que o contribuinte ateste o débito e a partir daí se iniciar a negociação. Tudo será amparado na legalidade. Existe uma lei aprovada na Câmara para afastar a cobrança das multas e juros no valor a ser pago, é o que assegura o gestor municipal. “Fizemos os prévios levantamentos e percebemos que há débitos de R$10.000,00 e esse valor pode cair 70%. Essa é uma oportunidade única! Nós não pensamos só em desafogar o judiciário, o que leva um crédito tributário são os juros de 1% ao mês e 0,33% ao dia, somados anos, torna-se um débito impagável, fazemos de tudo para não pesar ao contribuinte”, ressalta o tributarista.

Novo lançamento

Cachaça, Moça Branca, de autoria do professor José Calasans, será lançado, em terceira edição, pela Universidade Federal da Bahia amanhã, às 17h, no Palacete das Artes, em Salvador. O livro foi escrito na década de 1950 e é tido como uma das mais completas e originais pesquisas sobre a cachaça, produto genuinamente brasileiro que remonta aos tempos da colonização do país, impulsionada pelos engenhos de cana de açúcar do Nordeste. Essa nova edição tem o propósito, sobretudo, de homenagear José Calasans, professor emérito da UFBA e reconhecido pesquisador baiano. 

Giro internacional

Afivelando malas para avionar ao exterior, a senhora Soraia Salloum Silva que voará do aeroporto internacional de Guarulhos dia 8 de novembro e descerá no famoso aeroporto Heathrow, em Londres. Ficará no Reino Unido até o dia 11 de onde vai circular pela Turquia, Grécia e Hungria.

Lançamento

A Fundação Senhor dos Passos e o escritor Jose Francisco Brandão de Freitas estão distribuindo convites para o lançamento do livro” Eme Portugal: O mito social feirense”, que acontecerá às 19h30m, do dia 14 de novembro 2014 no Palacete Froes da Motta. Será mais um livro da vida social desta cidade escrito por Jose Brandão.

Mais uma indústria

Empresa de capital israelense destinada à produção de embalagens plásticas especiais para a colheita de algodão, a Fábrica Tama Brasil Serviços de Soluções em Embalagens Agrícolas foi inaugurada na terça-feira última, no CIS, em Feira de Santana, com a presença do governador Jaques Wagner, prefeito José Ronaldo de Carvalho, deputado estadual Zé Neto e outras autoridades. O investimento é de R$ 40 milhões e inicialmente vai gerar 40 empregos diretos. O diretor geral do Centro Industrial do Subaé Jayro Miranda foi o grande anfitrião.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]