Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 27 de outubro de 2014

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Cientista e Jardim Botânico

Com a finalidade de estudar meios para apresentar sugestões que objetivam a implantação do Jardim Botânico da Caatinga, em Feira de Santana, aqui esteve na quinta feira, cientista Harri Lorenzi, que foi recebido pelo diretor do Departamento de Manutenção de Àreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Jose Deodato Peixinho Filho. Harri Lorenzi é engenheiro, autor de dezenas de livros sobre plantas. Em 1981, Lorenzi fundou o Instituto Plantarum de Estudos da Flora, que, além de uma editora, conta com uma vasta biblioteca; um laboratório; um jardim botânico com mais de 5 mil espécies vegetais, sobretudo espécies nativas do Brasil; um herbário com 20 mil exsicatas; e uma carpoteca.

Realizou várias expedições de identificação e coleta de sementes, além de material para herbários e fotos, das várias partes do Brasil, incluindo todos os ecossistemas. Nestas viagens encontrou várias espécies desconhecidas para a ciência e outras tantas ameaçadas, inclusive alguns que já eram consideradas extintas. As viagens incluem idas àAmazônia, ao Brasil Central, à zona da mata mineira, ao sertão da Bahia e à Serra do Espinhaço. Após reunião com integrantes da comissão técnica sobre assuntos botânicos quando discutiu o assunto, Lorenzi almoçou no Vitrô Restaurante com o biólogo Deodato Peixinho, o argronomo Danilo Lima e a bióloga Joseane Amorim.

Viaduto da Noide Cerqueira

O deputado estadual e líder do governo na Alba, Zé Neto, esteve na tarde desta quinta-feira reunido com os Secretários Marcus Cavalcanti, Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e Manoel Ribeiro, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), para a assinatura da ordem de serviço de construção do viaduto de ligação entre a Avenida Noíde Cerqueira e a BR 324, sentido Salvador. Também esteve presente nas reuniões o diretor da empresa Top Engenharia, Alexandre Cunha Guedes Filho.

A obra que será construída pelo consórcio Top Engenharia/Mazza terá o valor de R$10.037.770,20 e será financiada por recursos do BNDES e do Governo Estadual. Enquanto o acesso não fica pronto um retorno provisório já está sendo encaminhado pelo Derba (Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia), e ficará 800 metros antes do atual retorno, localizado próximo ao antigo Clube Cajueiro. O viaduto possui 95 metros de extensão, com pista de rolamento e passeio. São duas faixas de tráfego e duas alças com extensão de 607 metros. A previsão de conclusão da obra é de 8 meses a partir do início da sua construção.

Aniversariante

Esteve aniversariando a elegante senhora Julieta Marques, uma das figuras de expressão da tradicional família da sociedade feirense. Em sua volta, estiveram reunidos para festejá-la filhos, netos e bisnetos.

No lançamento

O cirurgião plástico feirense Volney Pitombo esteve no lançamento do livro do famoso Ivo Pitanguy, na Livraria da Travessa, no Leblon, Rio de Janeiro, intitulado “Viver vale a pena”, circulando entre os cabeças coroadas cariocas Nélida Pinon, Zuenir Ventura, Boni Oliveira, Ricardo Rique e mais e mais.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3346 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.