Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 25 de outubro de 2014

Celso Pereira presidiu o almoço da Confraria dos Gastrônomos em restaurante à beira do Lago de Pedra do Cavalo.
Celso Pereira presidiu o almoço da Confraria dos Gastrônomos em restaurante à beira do Lago de Pedra do Cavalo.
Celso Pereira presidiu o almoço da Confraria dos Gastrônomos em restaurante à beira do Lago de Pedra do Cavalo.
Celso Pereira presidiu o almoço da Confraria dos Gastrônomos em restaurante à beira do Lago de Pedra do Cavalo.
A senhora Iara Mascarenhas mimando suas netas em seu apê.
A senhora Iara Mascarenhas mimando suas netas em seu apê.
O charme de Graça Leite, socialmente.
O charme de Graça Leite, socialmente.

Feirense selecionada em Harvard

Duas estudantes brasileiras foram selecionadas em um programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social promovido por alunos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. No total, entre 80 inscritos, além de Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de Feira de Santana e Raíssa Müller, de Novo Hamburgo (RS), ambas com 19 anos, outros três participantes vindos do Sri Lanka, Nepal e Filipinas, foram premiados. Em novembro eles vão participar de uma conferência no campus de Harvard para expor seus projetos para investidores do mundo todo e conhecer a universidade.

Uma das premiadas é a feirense Georgia Gabriela da Silva Sampaio que pesquisa a criação de um método menos invasivo e mais barato, por meio de um exame de sangue, para o diagnóstico da endometriose, doença que acomete as mulheres. Ela começou a pesquisar o assunto há três anos, depois que tia foi diagnosticada e teve de extrair o útero, e Georgia cogitou a possibilidade de herdar a patologia, hipótese descartada até o momento. (G1/São Paulo).

Gastronomia

Sexta feira última, sob a presidência de Celso Pereira, aconteceu ao meio dia almoço reunião da Confraria dos Gastrônomos no Restaurante do Dedé às margens do rio Jacuípe, mais precisamente no Lago de Pedra do Cavalo. O membro titular Wilson Pereira foi o chefe do cerimonial comandando o cardápio que foi à base de peixe tucunaré e bode assado.

Novos selos na água

A partir de 1º de novembro, todos os garrafões de 20 litros de água mineral comercializados na Bahia deverão apresentar no lacre o selo fiscal registrado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). A multa é R$ 90 por unidade irregular, que será aplicada aos comerciantes e/ou empresas envasadoras de água que descumprirem a determinação. A medida é uma garantia de procedência da água, e também uma nova arma no combate à concorrência desleal e à sonegação de impostos no setor.

A obrigatoriedade já está em vigor desde o início de outubro para as envasadoras. O cronograma de implantação da medida estabeleceu um prazo maior para o comércio, permitindo assim o escoamento dos garrafões que foram adquiridos antes da vigência do selo. Vale ressaltar que a medida não implica em custo adicional, já que o valor desembolsado com a aquisição do selo será utilizado como crédito na quitação do imposto devido pelas empresas. A Sefaz-Ba realizará, a partir de 1º de novembro, operações especiais para fiscalizar o cumprimento da obrigação.

Novo governo

Ao que tudo faz crer, os primeiros suplentes à Câmara Federal da coligação do PT na Bahia poderão assumir cadeiras no Congresso Nacional. É que o futuro governador Rui Costa, segundo consta, deverá convidar alguns eleitos para assumirem pastas em sua futura administração. Daí abrirá chances para o feirense Fernando Torres e Robinson entre outros.

Desapropriação

 O vereador Pablo Roberto (PT) está querendo que a Prefeitura desaproprie a área onde funciona o 35º Batalhão de Infantaria em Feira de Santana. Através de uma indicação que tramitou na Câmara Municipal, está pedindo ao prefeito José Ronaldo que faça gestão junto ao Exército Brasileiro para que a área seja desapropriada. O objetivo é transformar a área em um Campus Universitário. Só resta saber para onde o vereador Pablo Roberto sugere a transferência do 35º BI. (Do blog de Jair Onofre).

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]