Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 03 de outubro de 2014

Ana Lucia Martins e Bruna Martins à frente do Mignon, com sucesso.
Ana Lucia Martins e Bruna Martins à frente do Mignon, com sucesso.
Ana Lucia Martins e Bruna Martins à frente do Mignon, com sucesso.
Ana Lucia Martins e Bruna Martins à frente do Mignon, com sucesso.
O cantor e compositor Beto Pitombo lançou seu novo disco.
O cantor e compositor Beto Pitombo lançou seu novo disco.
O empresário Lula Marques e sua esposa Vaninha, socialmente.
O empresário Lula Marques e sua esposa Vaninha, socialmente.

Começaram os voos comerciais de Feira

Um voo entre Feira de Santana e Salvador marcou o início da operação comercial do Aeroporto Governador João Durval, de Feira de Santana na tarde de terça feira,30. A aeronave decolou às 15h55 e chegou ao Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, as 16h20. Com capacidade para 68 passageiros, este voo saiu de Feira com 38 pessoas à bordo. Jorge Lubarinhas, que é diretor do aeroporto, explicou que os voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras só saem de Feira de Santana para Salvador, mas que os passageiros podem fazer conexão e de Salvador seguir para outros 46 destinos brasileiros.

De acordo com ele, os preços da Azul estão muito competitivos e o valor pode sair até mais baixo, caso a pessoa saia desta cidade.Os voos saindo de Feira de Santana com conexão em Salvador são realizados às terças e quintas. No dia 12 de outubro, segundo informou Jorge Lubarinhas, começará o voo para Confins com escala em Vitória da Conquista.

Tratamento à laser

A carreira profissional da médica Miriam Takayanagi está a todo vapor. A angiologista e cirurgiã vascular desembarcou no último final de semana em Boston, nos Estados Unidos, para participar de um curso voltado para as novidades nos tratamentos com laser, técnica que ela utiliza no tratamento de varizes há vários anos. Na ocasião, Miriam foi recepcionada por Rox Anderson, diretor do departamento de Fotomedicina do Massachusetts General Hospital e professor da Escola de Medicina de Harvard, famoso pela descoberta da aplicação do laser na medicina. Com a troca de experiências, Miriam Takayanagi vai trazer para Salvador muitas novidades desta área.

Caruru

Foi com muita elegância e sabor que o cerimonialista Ferreira Júnior recepcionou as 300 convidadas da alta sociedade de Salvador em seu caruru, na última quinta-feira, no espaço Unique. Na lista vip estavam figuras como: Isabel Souto, Alessandra Vieira Lima,  Teca Martins, Larissa Bicalho, Nely Libório, Tânia Meireles, Kátia Lisboa, entre outras. O evento, que acontece todos os anos , estava impecável e o buffet  ficou por conta do Mignon de Ana Lúcia Martins e Bruna Martins, que, além de organizar, fizeram questão de comparecer ao evento desta vez como convidadas, para prestigiar o anfitrião. Para animar, show de Aila Menezes, ex-participante do The Voice.

Coletânea

A coletânea “Fragmentos da História de Feira de Santana”, Volume Nº 7, do Núcleo de Preservação da Memória Feirense da Fundação Senhor dos Passos, consta de dois DVDs. O primeiro (13), com “Clube de Campo Cajueiro – 30 Anos”, acervo Dázio Brasileiro Filho; “Comenda Filinto Bastos – Antônio Santana”, acervo Marcus Santana; e “Eurico Alves Boaventura – 100 Anos”, acervo Academia Feirense de Letras. O segundo (14), com “Jóias da Princesa – Casario Fróes da Motta”, acervo Marcílio Tavares Costa; “Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana – 150 Anos  de História”, acervo João Batista de Cerqueira; e “Bloco Periquito (Micareta)”, acervo Jader Marques. A nova coletânea será lançada este ano, em data a ser marcada pela Fundação Senhor dos Passos. Informações de Dimas Oliveira.

Seminário

No período de 29 a 31 de outubro acontece no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) o “III Seminário Internacional sobre Saúde da População Negra”. O evento será uma oportunidade de discussão, reflexão e encaminhamentos, juntamente com representantes da sociedade civil organizada, para contribuir com a consolidação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra . Os resumos devem ser submetidos até o dia 13 de outubro e precisam estar relacionados a algum dos seguintes eixos temáticos: “Saúde da População Negra”, “Desigualdades Sociais” ou “Participação Social e Acesso da População Negra aos Serviços de Saúde”.

Na subida de Beto

Aconteceu ontem, o lançamento de Na Subida da Gamboa, o novo cd do cantor e compositor baiano Beto Pitombo durante  show que ocorrerá às 21h, no Red River Café, no bairro do Rio Vermelho. O disco é um mergulho na essência do samba, desde a origem do gênero, nos canaviais plantados na borda da Baía de Todos-os-Santos, até as modernas formas cultivadas sobretudo no Rio de Janeiro.

Na nova obra, Beto abandona – momentaneamente, conforme ele mesmo garante – os xotes, baiões e outros gêneros tipicamente nordestinos que marcaram seus discos anteriores, para se dedicar integralmente ao samba, inclusive homenageando em dois deles, dois dos mais geniais criadores do gênero: o baiano Dorival Caymmi e o carioca Angenor de Oliveira, o Cartola.O disco traz onze sambas compostos por Beto e um tema instrumental, Caldeirão sem tampa, em parceria com Kito Matos. Uma das faixas, Quina do Rodapé, ganhou o prêmio de melhor música com letra do XI Festival de Música da Rádio Educadora da Bahia e foi gravado com a participação do cantor Mateus Aleluia – outra faixa, Saudade, tem participação do cantor Jota Veloso.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3043 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]