Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 02 de outubro de 2014

As irmãs Fabiana e Wilmene Portugal Carneiro.
As irmãs Fabiana e Wilmene Portugal Carneiro.
Carlitinho Bahia e André Mascarenhas, socialmente.
Carlitinho Bahia e André Mascarenhas, socialmente.
As irmãs Fabiana e Wilmene Portugal Carneiro.
As irmãs Fabiana e Wilmene Portugal Carneiro.
O consultor imobiliário Tom Larangeira, fez suas despedidas baianas, voando até São Paulo, onde se juntará à sua esposa Gabi Tzim e seus filhos Thomas e Theo e avionam hoje à Londres.
O consultor imobiliário Tom Larangeira, fez suas despedidas baianas, voando até São Paulo, onde se juntará à sua esposa Gabi Tzim e seus filhos Thomas e Theo e avionam hoje à Londres.

Selo Empresa Sustentável

A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana , em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais  e a RK Assessoria Gestão e Projetos, promoverá o primeiro ciclo do Programa Selo Empresa Sustentável, com o lançamento do Selo Empresa Sustentável 2014. O objetivo desse programa é incentivar práticas sustentáveis no segmento empresarial e premiar quem tem essa preocupação de crescer economicamente com o menor impacto possível ao ambiente e máximo benefício  social.

O programa certifica e premia empresas associadas à ACEFS com as melhores práticas e projetos de sustentabilidade. Instigar a adoção de práticas sustentáveis no setor empresarial e dar reconhecimento às iniciativas espontâneas são motivações da ACEFS, que oportunizará aos participantes incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração empresarial. O lançamento do Selo Empresa Sustentável será no dia 25 de novembro, na abertura da Semana Baiana de Empreendedorismo e Inovação – SBEI 2014 no Ville Convention.

MRA é restaurado

Fechado há quatro anos, para restauração de suas instalações inicialmente de uma fissura interna na cúpula central, o prédio do Museu Regional de Feira de Arte vem recebendo completa  reforma  resguardando-se as formas originais da arquitetura. O seu  acervo estava no  Museu de Arte Contemporânea, que antes se chamava de MRA, quando passou a ser exposto no  prédio atual que se chama Cuca, quando a Universidade Estadual de Feira de Santana assumiu a tutoria do patrimônio artístico até então sob a responsabilidade do Município. Algumas obras do acervo do MRA, considerado um dos mais importantes e valiosos do Nordeste, estão sendo restauradas por especialistas em Salvador.

Outubro rosa

A Secretaria Municipal de Saúde lançou ontem, 1º, o movimento Outubro Rosa, que reúne uma série de atividades visando a prevenção ao câncer de mama. A apresentação à imprensa foi a partir das 8h, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na sede da SMS. Em seguida, os participantes foram encaminhados até a Unacon. Na oportunidade foram apresentadas as ações focadas na promoção à saúde e na prevenção de doenças, sobretudo, do câncer de mama, com orientações sobre a importância em detectá-lo de forma precoce e do autoexame.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, tiveram a doença no Brasil 4.084 mulheres com idades entre 45 e 59 anos. Na região Nordeste foram 927 casos. Em Feira de Santana foram registrados 92 casos de lesão neoplásica maligna.  A coordenadora do Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), Graça Passos, afirma durante o mês as atividades serão intensificadas, com a oferta de serviços, palestras, ações de impacto nas feiras-livres e atividades corporais e educativas.

“O objetivo é atingir o maior número de mulheres”, diz. O público alvo são mulheres a partir dos 45 anos.  O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento, que teve início na Califórnia, busca fortalecer a importância do diagnóstico precoce.

Melhor nota

O Centro de Educação Básica da Uefs obteve a melhor nota dentre as escolas públicas do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Conforme divulgado em setembro pelo Ministério da Educação (MEC), o CEB-Uefs alcançou 6,5 pontos, superando e antecipando a meta de seis pontos prevista para 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Desde 2011, conforme salienta a professora Jane Kelly Galvão Bittencourt, o CEB-Uefs já havia superado a meta, obtendo 6,1 pontos. “Em 2014, o CEB se destaca, obtendo a melhor nota dentre as escolas públicas (municipais e estaduais) de Feira de Santana”. O CEB-Uefs oferece vagas desde o grupo 4 (quatro anos) da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. O acesso é feito através de sorteio aberto ao público. Hoje, 684 alunos estudam no CEB-Uefs, que possui 47 professores e estagiários.

De volta

Após almoço nos Los Pampas  com familiares e amigos, o consultor imobiliário Tom Larangeira, fez suas despedidas baianas, voando até São Paulo, onde se juntará à sua esposa Gabi Tzim e seus filhos Thomas e Theo e avionam hoje à Londres onde residcem.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3313 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.