Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 01 de outubro de 2014

O economista Carlos Carvalho abriu o “Encontro dos Notáveis” falando do momento econômico brasileiro.
O economista Carlos Carvalho abriu o “Encontro dos Notáveis” falando do momento econômico brasileiro.
O economista Carlos Carvalho abriu o “Encontro dos Notáveis” falando do momento econômico brasileiro.
O economista Carlos Carvalho abriu o “Encontro dos Notáveis” falando do momento econômico brasileiro.
Um encontro entre o jornalista Pedro Daltro, Cid Daltro e Lia Bernardes Batata.
Um encontro entre o jornalista Pedro Daltro, Cid Daltro e Lia Bernardes Batata.
Joaquim Barbosa veio e palestrou no sábado em Feira.
Joaquim Barbosa veio e palestrou no sábado em Feira.

Mostra fotográfica

Após a repercussão do Festival Nacional de Fotografia do Sertão, realizado pelo Clube de Fotografia de Feira de Santana em agosto passado, ocorreu sábado ultimo  e se prolongará  até (27/09/2014)  próximo, a 1ª Mostra Fotográfica Anual, com o apoio do Centro de Cultura Amélio Amorim. Como uma das principais formas para se conseguir ir além de uma boa imagem, fotógrafos investiram na criação de conjuntos de imagens que guardam coerência entre si, transmitindo mensagens, sensações e emoções, além de proporcionar reflexões. Com curadoria é do fotógrafo mineiro Tibério França.

Educação Básica

Como vem acontecendo há seis anos, a Academia de Educação de Feira de Santana estará realizando o VII Seminário Nacional Sobre Qualidade da Educação Básica, com o tema “O Novo PNE – Plano Nacional de Educação”, no Dia do Professor, 15 de outubro, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte , das 8 às 12 horas. Três palestrantes de alto nível farão abordagens sobre a educação brasileira, nos próximos dez anos, à luz das metas definidas pelo novo PNE.

O professor Fernando Alcoforado, da Academia Baiana de Educação, o professor Nildon Pitombo, docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e coordenador da Codes/SEC tendo como mediadora a professora Amali Mussi, coordenadora do Colegiado de Pedagogia da Uefs, que falará sobre as implicações do PNE na formação dos professores.

E o primeiro vôo

No domingo ultimo, não ocorreu o anunciado primeiro vôo comercial de Feira de Santana por uma aeronave da Azul Linhas Aéreas à Salvador, como foi programado e anunciado  o AZU 2709, com saída às 15h50 do Aeroporto Governador João Durval Carneiro para o Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães,SSA e chegada às 16h30. Porque?

O notável Joaquim

O evento  “Encontro de Notáveis”,  realizado  sábado passado, as 19 , no Olimpo em Feira de Santana, que promoveu uma palestra com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal  e ex-relator do mensalão, Joaquim Barbosa bateu recorde de público num espaço com  capacidade para 1.500 lugares que estava lotado. A noite especial foi aberta com uma palestra do professor Carlos Carvalho que falou da economia no Brasil em 2015. Logo em seguida, houve uma apresentação musical e, por volta das 21 horas, deu início o momento mais esperado da noite, a palestra do ex ministro que  iniciou a fala discorrendo sobre a história da política brasileira desde a época da colônia até o momento.

Lembrou rapidamente da sua infância pobre com muitas limitações e de como usou os estudos para mudar a dura realidade. Disse também que apesar de todos os graves problemas, o Brasil avançou significativamente e falou no fortalecimento da democracia, combatendo a corrupção. Seguiu-se um debate e após as homenagens recebidas, o ex ministro se retirou do palco  e se reuniu, a portas fechadas, com Eliana Calmom, ex ministra do STJ e atual candidata ao senado federal pelo PSB-BA durante aproximadamente 40 minutos de conversa. Terminado o encontro, Joaquim Barbosa se retirou  sem atender ninguém e nem ao mínimo uma foto ou uma entrevista.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3133 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]