Colóquio Heidegger reúne pesquisadores na Universidade Estadual de Feira de Santana

Professores doutores Zeljko Loparic e Caroline Ribeiro.
Professores doutores Zeljko Loparic e Caroline Ribeiro.
Professores doutores Zeljko Loparic e Caroline Ribeiro.
Professores doutores Zeljko Loparic e Caroline Ribeiro.

Prossegue até esta quarta-feira (15/10/2014) o I Colóquio Heidegger da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a participação de estudantes, professores e pesquisadores de Psicologia e áreas afins de diversas instituições do país. Os trabalhos foram abertos na noite de segunda-feira pelo professor doutor Zeljko Loparic, da Unicamp e PUC/SP que proferiu palestra sobre o tema “O homem e o ser em Heidegger”.

Croata naturalizado brasileiro, Loparic tem reconhecimento nacional e internacional por trabalhos dedicados ao pensamento heideggeriano, kantiano e à psicanálise. O professor apresentou questionamentos sobre o conceito tradicional do ser humano e sobre a desconstrução heideggeriana desta concepção. Examinou a tese de Heidegger sobre a relação do homem com o ser, sua condição de ser-para-a-morte mobilizado por uma angústia.

Após discussão sobre a analítica existencial de Heidegger, Zeljko Loparic sinalizou que é possível fomentar um diálogo entre esta e a psicanálise de D.W.Winnicott.

Na sequência, o público ouviu palestra do professor doutor da Unicamp Daniel Omar Perez sobre o tema Metafísica e Semântica em Kant e Heidegger. Daniel Perez é pesquisador PQ 1D do CNPQ e publicou vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros sobre filosofia e psicanálise.

O I Colóquio Heidegger da Uefs tem como objetivo criar um espaço de encontro e debate entre pesquisadores nacionais que trabalham com o pensamento heideggeriano sob suas diversas formas e correntes interpretativas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106957 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]