Acidentes de trânsito pautam discurso da deputada estadual Graça Pimenta

Graça Pimenta: "os acidentes de trânsito são uma chaga existente em todo o país. Estamos diante de um problema que precisa ser encarado com altivez pelos poderes públicos.".
Graça Pimenta: "os acidentes de trânsito são uma chaga existente em todo o país. Estamos diante de um problema que precisa ser encarado com altivez pelos poderes públicos.".
Graça Pimenta: "os acidentes de trânsito são uma chaga existente em todo o país. Estamos diante de um problema que precisa ser encarado com altivez pelos poderes públicos.".
Graça Pimenta: “os acidentes de trânsito são uma chaga existente em todo o país. Estamos diante de um problema que precisa ser encarado com altivez pelos poderes públicos.”.

Notícia divulgada no jornal A Tarde de terça-feira (28/10/2014) informa que sete pessoas morreram e 59 ficaram feridas num total de 117 acidentes registrados pelas polícias Rodoviária Federal (PRF) e Rodoviária Estadual (PRE) de sexta-feira (24) a domingo (26) de eleição, quando muitos eleitores viajaram pelas estradas que cortam a Bahia para votar e decidir os rumos do país.

Embora os acidentes totalizem um número significativo, a PRF afirma que os dados correspondem ao previsto. Já a quantidade de mortes caiu, considerando-se a média registrada nos finais de semana. A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) acredita que, mesmo estando diante dessa situação de previsibilidade dos números e queda no quantitativo de mortes, é preciso dar atenção especial a essa questão dos acidentes de trânsito.

“Uma pesquisa realizada pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), divulgada no mês de agosto, aponta que os acidentes de trânsito mataram mais de 536 mil pessoas no Brasil em dez anos. A principal fonte de dados utilizada no estudo foi a da Seguradora Líder Dpvat, responsável pelo pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat)”, informa a parlamentar.

A mesma acrescenta: “Iniciado no ano de 2003 com o registro de 34,7 mil mortes no trânsito, o levantamento constatou um crescimento de quase 100% até 2007, quando é atingido o pico de 66,8 mil mortes. A quantidade de vítimas cai até 50,7 mil de 2008 a 2010 e volta a subir nos anos seguintes, encerrando 2012 em 60,7 mil. Concluindo, o levantamento menciona que em 2013 houve novo recuo, para 54 mil”.

Salvador

Outra matéria recente do jornal Correio aponta que, em Salvador, os motoristas jovens estão em segundo lugar no ranking dos que mais se envolvem em acidentes de trânsito. Conforme dados da Transalvador citados na notícia, este ano, somente até o mês de setembro, o órgão registrou 1.592 acidentes com pessoas de 18 a 29 anos – desses, os homens eram maioria, com 1.198 ocorrências.

O primeiro lugar ficou com a faixa dos 30 aos 59 anos. Apesar de ser uma faixa de abrangência maior, foram 1.922 registros no mesmo período. No ano de 2013, os números também foram altos: 2.051 acidentes na capital baiana envolvendo jovens com idade entre 18 e 29 anos.

“Como podemos notar, os acidentes de trânsito são uma chaga existente em todo o país. Estamos diante de um problema que precisa ser encarado com altivez pelos poderes públicos. Muitos acidentes ocorrem por conta de que as vias não oferecem segurança aos condutores, mas sem dúvidas várias outras tragédias ocorrem por imprudência do próprio condutor. Intensificar a conscientização das pessoas desde a infância através de campanhas educativas sobre o trânsito é fundamental para que possamos reverter esse quadro lamentável”, finaliza Graça Pimenta.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111079 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]