A Importância da Secretária na Organização

Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.
Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.

É de fundamental importância, para uma Organização Empresarial contemporânea, as habilidades administrativas de uma Secretária, agindo como empreendedora, através de uma visão mais ampla da Organização, embasada nas necessidades do atual mercado globalizado.

Grande parte das empresas não tem conhecimento da fundamental importância da participação desta profissional, que serve como filtro dos principais problemas que, essencialmente, não precisam ser levados até o conhecimento dos executivos.

Atualmente as Organizações de médio e grande porte utilizam uma moderna ferramenta de origem americana, o Empowerment, que possibilita à funcionária em questão, participar dos processos decisórios da empresa, emitir autorizações ou vedá-las e participar ativamente das diversas atividades da organização. Esta iniciativa é viável, promove rapidez, flexibilidade e aumenta a capacidade de decisão na Organização, além de proporcionar mais prestígio à função de Secretária.

Para um desempenho otimizado a Secretária contemporânea precisa de amplos conhecimentos técnicos, administrativos e emocionais, que lhe darão suporte essencial para exercer, com qualidade, as suas principais funções, na maioria das vezes voltadas para a tomada de decisões, atualmente vista como o principal desafio deste segmento no atual Mercado Globalizado.

Para melhor formação destas profissionais, existe o curso de Secretariado tanto em nível técnico, como superior. A profissão de Secretária é regulamentada pela Lei 7377 de 30/08/85 e 9.261 de 11/01/96, possuindo também o Código de Ética (cópia da Lei e do Código de Ética pode ser acessada no site www.fenassec.com.br).

A Secretária Executiva utiliza, além das técnicas secretariais, ferramentas de motivação, liderança, comunicação, gestão, dentre outras, para o bom desempenho das suas funções.

Alberto Peixoto
Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.