Feira de Santana: Vereador Edvaldo Lima diz que o bairro Tomba está abandonado

Edvaldo Lima critica duramente administração do prefeito José Ronaldo de Carvalho.
Edvaldo Lima critica duramente administração do prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Em discurso proferido na sessão legislativa desta segunda-feira (08/09/2014), o vereador Edvaldo Lima (PP) lamentou as indicações e ofícios não atendidos pelo Governo Municipal em benefício de vias públicas do bairro Tomba, localidade onde reside e representa politicamente.

“Retorno a esta tribuna com uma tristeza dentro do meu coração, dentro de mim. Como morador do bairro Tomba, fiz várias indicações e ofícios ao Governo do Município, mas não fui atendido até a data de hoje,” lamentou Edvaldo, cobrando a recuperação asfáltica das ruas São João e Nilo Peçanha, bem como a revitalização e interligação da rua Papa João XX III com a rua Araújo Pinho.

Para o vereador, todos os bairros de Feira de Santana precisam ser contemplados com obras de infraestrutura, mas alguns têm que ser priorizados. Ele reclamou que diversas ruas do bairro Serraria Brasil foram pavimentadas, em detrimento daquelas que realmente precisam. “Por que não deu prioridade onde está pior? O bairro Tomba está abandonado. Será que é porque o vereador Edvaldo Lima mora no bairro Tomba? Espero que não seja por isso”, disse.

Em aparte, o líder do governo na Câmara, Carlito do Peixe, assegurou que o referido bairro não está abandonado e disse que, paulatinamente, o Município irá atender as necessidades de todas as localidades.  O democrata também fez questão de salientar que o bairro Tomba foi beneficiado no novo pacote de obras do governo Ronaldo, com anúncio de pavimentação de ruas, reforma da praça e do mercado.

Vereador tece duras críticas à empresa Preserve Liserve 

Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, na manhã desta segunda-feira (08/09/2014), o vereador Isaías de Diogo (PPS) criticou a empresa Preserve Liserve, que presta serviços de transporte, tratamento e custódia de valores em várias cidades da Bahia, entre elas, Feira de Santana.

Segundo ele, o acidente ocorrido no último sábado (6), na BA-052, próximo à cidade de Ipirá, envolvendo um dos carros fortes da empresa mencionada, resultou na morte do funcionário Leandro Freitas Queiroz, morador do bairro Feira X.

Isaías disse que a falta de manutenção do veículo foi a causa dessa fatalidade. “Com o impacto, a carroceria se deslocou do chassi. É sinal que os carros são velhos, que não têm manutenção”. O edil informou que a empresa Preserve mantém uma frota de carros com fabricação entre os anos de 1985 a 1990. “Apenas um veículo é do ano de 2001”, afirmou.

O vereador também reclamou que o segurança Leandro “ficou jogado na pista”, enquanto um veículo da Preserve se dirigiu ao local apenas para pegar o dinheiro que estava no carro-forte que se envolveu no acidente.

“Isso é uma vergonha, é uma falta de humanidade. Leandro morreu por volta das 15 horas do sábado, mas o corpo só chegou a Feira de Santana às 14 horas do domingo. A mãe estava desesperada, querendo ver o corpo do filho. Que respaldo essa empresa em tem com os funcionários? Eu classifico essa empresa como imoral, ilegal, sem compromisso com o povo e seus funcionários”, criticou Isaías.

Ele também ressaltou que, no mês de novembro, um ex-funcionário dessa mesma empresa, identificado como Paulo, também morreu no exercício do trabalho, após o carro-forte quebrar a barra de direção e colidir com uma carreta, perto da cidade de Santo Estevão.  Para Isaías, essa “empresa imoral vai continuar matando as pessoas”, porque os carros-fortes não são fiscalizados.  Conforme Isaías, a fiscalização desses veículos é de competência da Polícia Federal.

Em consonância com Isaías, o vereador Roque Pereira (PTN) lamentou a morte de Leandro, que já foi seu vizinho, e disse que “o acidente foi uma irresponsabilidade de uma empresa que só pensa em arrecadar”. Em sua opinião, isso continua acontecendo porque a impunidade reina neste país. “Alguém já viu algum carro-forte sendo parado pela Polícia Rodoviária Federal ou pela Polícia Militar?”, questionou.

David Neto critica inauguração de avenida sem viaduto pronto 

Em discurso na Casa Legislativa, nesta segunda-feira (8), o vereador David Neto (PTN) fez observações em relação à avenida Nóide Cerqueira, inaugurada na semana passada em Feira de Santana. Para o edil, ajustes devem ser feitos naquela via pública, a exemplo de um viaduto, para viabilizar o transito, sobretudo para os motoristas que trafegam na BR-324, sentido Salvador.

“Na semana passada, ouvi um comentário que tinha inaugurado a Nóide Cerqueira. Uma obra muito linda, até com ciclovias. Na legislatura passada, cansei de fazer indicações de ciclovias. Fui até a Nóide, para conhecê-la e, quando cheguei ao final, vi o desastre. Quem for por lá, sentido Salvador, terá que fazer uma volta no viaduto do Cajueiro para pegar a BR-324. Não sei quem teve a idéia de fazer a avenida e não colocar retorno ou viaduto para quem segue para Salvador”, disse David.

Em aparte, o vereador Roque Pereira (PTN) salientou que a Nóide é uma avenida linda, mas que não chega a lugar nenhum. “O que seria uma válvula de escape para se chegar a Salvador sem congestionamento, não surtiu o efeito esperado. Pois, quando chegamos ao Parque de Exposições, temos que fazer uma enorme voltar para ir a Salvador. Espero que a obra do viaduto anunciada pelo governador não fique só no projeto. Espero que essa obra seja logo realizada”, anseia o edil.

Seguindo a mesma linha de Roque, o vereador David Neto afirmou que o prefeito José Ronaldo e o candidato ao Governo do Estado, Paulo Souto, serão os autores da construção do viaduto.

Já o vereador Welligton Andrade (PTN) criticou os discursos dos colegas e disse que todos devem enaltecer a obra, uma vez que, segundo ele, Feira de Santana foi contemplada com uma grande avenida. “Vamos enaltecer a obra, está desafogando a BR-324. O viaduto vai sair. O governador garantiu que em menos de 6 meses sai. Não importa quem vai fazer. Vamos comemorar aquela obra. Eu me alegro com a Nóide Cerqueira, é uma artéria bonita e ajardinada. Parabéns PT”.

O vereador petista Beldes Ramos garantiu a realização da obra com a notícia da assinatura da ordem de serviço. “Já foi assinada a ordem de serviço. Vamos parar com essa dor de cotovelo. Temos a segunda maior avenida da Bahia, perde só para a Paralela em Salvador. Tem um gargalo, mas já vamos solucionar. Temos que dar os parabéns pela segunda maior avenida da Bahia; mais bonita e organizada que a Paralela”, pontuou.

José Carneiro tece elogios à avenida Nóide Cerqueira e Isaías a Expofeira 

O vereador José Carneiro (PSL), em pronunciamento na Casa da Cidadania, no horário do grande expediente, nesta segunda-feira (8), disse ser uma incoerência fazer críticas à avenida Nóide Cerqueira, inaugurada pelo Governo do Estado, na semana passada.

“Não podemos deixar de reconhecer a importância dessa obra para Feira de Santana. Não interessa se é Wagner ou Rui Costa que vão tirar proveito político dela. O importante é que a população está satisfeita com a construção da Nóide Cerqueira”, declarou Carneiro.

Em seguida, o vereador Isaías de Diogo (PPS), que usou o restante do tempo do edil José Carneiro, destacou a abertura da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (39ª Expofeira 2014) e elogiou e citou as novidades do evento.

“Ontem foi aberta a 39ª Expofeira, uma festa belíssima, local apropriado para pessoas que pretendem comercializar produtos agropecuários. No discurso de abertura, o prefeito José Ronaldo contou a história de uma mulher que precisava fazer o enxoval do seu filho e, vendendo beiju na Expofeira, conseguiu não apenas comprar o enxoval, como também reformar e comprar móveis para sua casa”, disse Isaías.

Ele acrescentou: “o evento é um verdadeiro sucesso. Vocês precisam ver a miniatura do Mercado de Artes. Foi colocada uma maquete do local e dentro ele funciona. É mais uma inovação e benefício para a feira. Outra mudança, e quero parabenizar o secretário Ozenir Morais por isso, foi a nova localização do Caminho da Roça, que este ano está quase em frente ao parque. Gostaria de convidar todos para prestigiar e enaltecer o evento”, pontuou.

Aprovado projeto que concede Medalha de Mérito do Meio Ambiente

A Câmara Municipal aprovou na manhã desta segunda-feira (8), em discussão única, por unanimidade dos presentes, o projeto de decreto legislativo nº 026/14, de autoria da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, que concede a Medalha de Mérito do Meio Ambiente – Rio Subaé a personalidades com comprovados serviços prestados ao meio ambiente no município de Feira de Santana.

Serão homenageados este ano com a referida Medalha: Horácio Amorim, diretor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; professor João Dias, ambientalista e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Jacuípe e Paraguaçu; José Carlos dos Passos Souza, presidente do Movimento Água é Vida; professora Ana Claudia Santos, diretora da Escola Municipal Célida Soares Rocha; professora e bióloga Deborah Dorea Menezes Silva; professor, psicopedagogo e psicólogo Rafael Medeiros da Silva; além do cantor e compositor Cescé Amorim

A Mesa Diretiva da Câmara Municipal providenciará a confecção das Medalhas, que serão entregues em sessão solene convocada para tal fim.

As despesas decorrentes deste decreto correrão por conta da verba existente na Secretaria da Casa Legislativa.

Aprovado em 1ª discussão projeto que proíbe o uso de aparelhos sonoros no interior de veículos do transporte coletivo 

A Casa Legislativa aprovou na manhã desta segunda-feira (8), por unanimidade dos presentes, em 1ª discussão, o projeto de lei nº 058/14, de autoria do vereador Marcos Lima, que proíbe o uso de aparelhos sonoros no interior de veículos do transporte coletivo.

De acordo com o projeto de lei, fica proibido para fins de preservação do conforto acústico dos usuários e combate à poluição sonora, o uso de aparelhos musicais ou sonoros, sem uso de fone de ouvido, no interior de veículos de transporte coletivo público, independentemente do órgão ou ente responsável por sua administração que circulam dentro do município de Feira de Santana. A proibição abrange ônibus, micro-ônibus, vans, peruas, lotações, barcos, lanchas.

A expressão “aparelhos musicais sonoros” compreende: telefones celulares, iPod, tablet, notebook, netbook, smartphones, rádio, MP3, MP4, mini caixas de som, tocadores pessoais, pen drives acoplados e similares.

Quando constada a infração, serão adotadas, na ordem elencada, as seguintes medidas: o infrator será convidado a desligar o aparelho; em caso de recusa de desligar o aparelho, o infrator será convidado a se retirar do veículo; caso frustradas as medidas mencionadas, será solicitado a intervenção policial.

Os responsáveis pelo evento que descumprirem esta lei ficarão sujeitos às seguintes penalidades: advertência, quando da primeira infração; multa, quando da segunda autuação da infração, no valor de um salário mínimo ao usuário do aparelho sonoro ou musical e à pessoa jurídica ou física que explore o serviço de transporte coletivo municipal, dobrada em reincidência.

É obrigatória a afixação de placas, no interior dos veículos de transporte coletivo abrangidos pela presente lei, em letras de formato e tamanho legíveis, contendo o número da presente lei, a proibição nela contida e o telefone do órgão municipal responsável pelo transporte no município, com os seguintes dizeres:

“É proibido o uso de aparelhos sonoros ou musicais dentro deste recinto, sem uso de fone de ouvido. Os infratores serão convidados a desligar seus aparelhos e retirados do veículo, em caso de recusa, nos termos da Lei Municipal nº /2014. Ligue 156.”.

Segundo a proposição, fica instituída a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a fiscalização da presente lei.

Aprovado em 1ª votação projeto que dispõe sobre denominação de rua no Bairro Asa Branca 

A Casa da Cidadania aprovou na manhã desta segunda-feira (8), por unanimidade dos presentes, em 1ª discussão, o projeto de lei nº 060/14, de autoria do vereador Justiniano França, que dispõe sobre denominação de Rua no Bairro Asa Branca.

De acordo com a proposição, a rua Maria de São Pedro no bairro Asa Branca passará a ser denominada como rua Eugênio Pereira Lima.

As despesas com a execução da presente lei correrão por conta das dotações orçamentárias vigentes.

Câmara aprova projeto que denomina quadra de esporte no Conjunto Morada do Sol 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou na manhã desta segunda-feira (8), por unanimidade dos presentes, o projeto de lei nº 057/14, de autoria do vereador Marcos Lima, que denomina o nome Carlos Alberto do Carmo para a Quadra de Esporte do Conjunto Morada do Sol, no bairro Calumbi.

Conforme o projeto, fica o Poder Executivo Municipal autorizado a providenciar a fixação de placa com a respectiva denominação.

As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta da verba constante no orçamento municipal.

Câmara aprova projeto que denomina logradouro público no bairro Tomba 

Na manhã desta segunda-feira (8), a Câmara Municipal aprovou por unanimidade dos presentes, o projeto de lei nº 056/14, de autoria do vereador Marcos Lima, que denomina rua dos Bombeiros, no bairro Tomba, de rua Coronel Bombeiro Jorge Prudente.

De acordo com a proposição, fica o Poder Executivo Municipal autorizado a providenciar a fixação de placa com a respectiva denominação.

As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta da verba constante no orçamento municipal.

Marcos Lima diz que obras no Anel de Contorno preocupam moradores 

O vereador Marcos Lima (PP) utilizou o seu tempo no grande expediente da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (8), para dividir com os seus pares as suas observações em relação às obras da duplicação do Anel de Contorno de Feira de Santana, nas mediações da BR-116 Norte.

Em sua opinião, é importante que antes que a obra chegue ao Complexo Viário Deputado Dr. Miraldo Gomes (antigo Complexo Viário José Ronaldo de Carvalho), o projeto seja apresentado à população, com a finalidade de colher e avaliar opiniões e evitar problemas após a conclusão da duplicação.

“Nas mediações do Ronaldão existem muitos bairros e os moradores já me procuraram para falar sobre as obras de duplicação do Anel de Contorno, que contemplarão mais de dez localidades. Os moradores afirmaram que, até o momento, nenhuma das instituições responsáveis pela obra apresentou o projeto aos moradores. Eles querem saber se haverá viadutos ou contornos para facilitar o trânsito, e não acontecer lá o que acorreu com os moradores do Viveiros e Feira X”, disse o vereador.

Segundo Marcos Lima, o deputado federal Colbert Martins (PMDB) já encaminhou ofício ao Ministério dos Transportes, para obter mais informações e solicitar uma audiência pública sobre o tema. “O deputado Colbert também tem se mostrado preocupado com a situação. Quero dizer ainda que moradores já me procuraram e disseram que irão se manifestar, inclusive fechando a BR, para que não ocorra lá o que aconteceu no Viveiros. Eu irei enviar um ofício a quem de direito e protocolar, para chamar a atenção sobre o fato”, afirmou.

Em aparte, o vereador Roque Pereira (PTN) parabenizou a atitude do deputado Colbert. “É bom que o deputado procure promover várias audiências públicas para discutir o assunto antes de a obra ficar pronta, para depois que o pacote chegar pronto não haver a desculpa de que não pode alterá-lo, como aconteceu no Viveiros, que fomos até Brasília tentar reverter o quadro, mas não conseguimos, porque o projeto já estava pronto e não poderia ser modificado”, disse.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]