UFRB realiza III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura

III RECONCITEC é promovido pela UFRB.
III RECONCITEC é promovido pela UFRB.
III RECONCITEC é promovido pela UFRB.
III RECONCITEC é promovido pela UFRB.

A Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia está de volta. A terceira edição da RECONCITEC acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, no campus Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Na programação, estão previstas conferências, exposições, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais. Dentre os convidados, já estão confirmadas as presenças de palestrantes do MCTI, CNPq, Capes, SEBRAE, SENAI, FAPESB, INPI, além de associações profissionais e universidades do Brasil, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

A III RECONCITEC aborda os temas educação, ciência, inovação e redução das desigualdades sociais. O objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Recôncavo da Bahia. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da UFRB, Ana Cristina Fermino, “a III RECONCITEC vai proporcionar a congregação de estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral, divulgando, incentivando e valorizando a atividade científica de diferentes áreas de conhecimento, tendo importância no contexto do Ensino Superior e do desenvolvimento regional”.

Para a conferência de abertura é esperado o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Armando Zeferino Milioni, que debaterá o tema “Universidade-Empresa: desafios na educação superior no Brasil”. A conferência do segundo dia do evento fica a cargo do pró-reitor (Associate Vice Provost for Faculty) e professor de Ciências Políticas, da Universidade de Washington, Luis Ricardo Fraga. O pró-reitor debate “Acesso e Inclusão na Educação Superior”. No terceiro dia, a conferência será proferida pelo professor da Universidade Católica de Brasília, Jorge Hamilton Sampaio, sobre “Educação e Responsabilidade Social”.

A programação contempla ainda temas relacionados às questões locais, concentrando discussões sobre o desenvolvimento sustentável da região, a exemplo do debate sobre Agricultura Familiar, no contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014. Dentre outros painéis, estarão em debate a interdisciplinaridade na graduação e pós-graduação, os programas de iniciação científica e a experiência estudantil. Toda programação e informações gerais do evento estão disponíveis também para celulares e smartphones pelo RECONCITEC Mobile. As inscrições são realizadas, exclusivamente, pela página eletrônica da RECONCITEC até o dia 3 outubro.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/reconcitec.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109840 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]