Prefeitura de Feira de Santana apresenta veículo de prevenção ao uso de drogas e inaugura pavimentação

Prefeito José Ronaldo conhece interior do veículo do programa "Crack, é possível vencer".
Prefeito José Ronaldo conhece interior do veículo do programa "Crack, é possível vencer".
Prefeito José Ronaldo conhece interior do veículo do programa "Crack, é possível vencer".
Prefeito José Ronaldo conhece interior do veículo do programa “Crack, é possível vencer”.
Bairro Pedra Ferrada em Feira de Santana ganha urbanização.
Bairro Pedra Ferrada em Feira de Santana ganha urbanização.

Microônibus dotado de câmeras vão monitorar áreas de maior vulnerabilidade

O trabalho de prevenção ao uso de drogas em Feira de Santana ganha reforço com a chegada de dois microônibus, que serão dotados de câmeras de alta resolução para monitorar as áreas onde o consumo do crack e outras drogas é ainda considerado elevado. Os veículos fazem parte do Programa Crack, É Possível Vencer.

Um dos microônibus do projeto, que será operado por prepostos da Guarda Civil Municipal, foi apresentado ao prefeito José Ronaldo de Carvalho e algumas autoridades municipais, na manhã desta quarta-feira, 10, em frente a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), na avenida Getúlio Vargas. O outro equipamento ficará com a Polícia Militar.

Eles vão funcionar como bases móveis de videomonitoramento e servem como um pequeno centro de comando e controle, dando suporte tecnológico aos profissionais de segurança pública que acompanham, por meio de monitores, as imagens captadas pelas câmeras de vídeo instaladas em pontos fixos de maior vulnerabilidade.

Cada veículo será equipado com vinte câmeras. O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Mauro Moraes, disse que, a princípio, eles serão deslocados para os bairros Queimadinha e Baraúnas, nos quais, através de estudos, foram apontados com elevado índice de consumo de substâncias psicoativas.

O secretário municipal Ildes Ferreira, da Sedeso, observa que esse é um trabalho social, no qual equipes de abordagem farão uma ação paralela com encaminhamento dos usuários de drogas aos serviços de saúde e de assistência social do município. “Não é uma ação policial, mas uma atividade preventiva e de reinserção do usuário na vida social”, disse.

As ações do Programa Crack, É Possível Vencer, do Governo Federal, são desenvolvidas pelas secretarias municipais de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Saúde e Desenvolvimento Social. Ildes Ferreira destacou, ainda, que o município já dispõe de seis leitos hospitalares para possíveis casos de internamento do usuário de drogas e, dentro em breve, vai dispor também do “Consultório na Rua”, em que equipes de saúde móveis vão prestar assistência a estas pessoas.

Pedra Ferrada comemora pavimentação e receberá mais investimentos

Moradores do bairro Pedra Ferrada enfrentaram a noite fria desta quarta-feira (10/09/2014), para prestigiar a entrega dos serviços de urbanização da via principal e o anúncio de mais investimentos em infraestrutura nessa região da cidade, que vão resultar na melhoria da qualidade de vida. O ato contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho. O show do cantor Galeguinho SPA encerrou a noite em clima de comemoração.

Recebeu pavimentação a paralelepípedo um trecho de 10.912 metros quadrados de via pública. “Essa obra era uma reivindicação antiga. Assumimos o compromisso em fazê-la e hoje estamos entregando”, lembrou José Ronaldo. Na oportunidade, ele anunciou a realização da licitação pública, no dia 14 de outubro, para contratar empresa que ficará responsável em construir uma nova sede para a Escola Municipal Arthur Martins da Silva.

“Não será uma reforma e nem pintura. Vamos construir um novo colégio com a mesma estrutura que já está sendo feita pelo Governo Municipal – mais ampla e moderna”. José Ronaldo observou que esses são investimentos que atendem a demanda da região, uma vez que, vai contemplar também as famílias que residem nos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. “Já estamos construindo uma nova unidade de saúde no bairro Asa Branca e outra ainda será feita nessa região”, ressaltou.

O morador Romualdo da Silva, também conhecido como Bahia do Ônibus, representando a comunidade, falou das dificuldades dos moradores ao transitar nesse trecho da Estrada da Pedra Ferrada antes da pavimentação e agradeceu ao prefeito pelos investimentos que têm sido realizados no bairro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112570 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]