Prefeito de Feira de Santana diz que educação tem que “quebrar paradigmas”

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
José Ronaldo de Carvalho: "“Este curso é uma demonstração de que a administração municipal quer melhorar a gestão nas nossas escolas.".
José Ronaldo de Carvalho: "“Este curso é uma demonstração de que a administração municipal quer melhorar a gestão nas nossas escolas.".
José Ronaldo de Carvalho: "“Este curso é uma demonstração de que a administração municipal quer melhorar a gestão nas nossas escolas.".
José Ronaldo de Carvalho: ““Este curso é uma demonstração de que a administração municipal quer melhorar a gestão nas nossas escolas.”.

Para que os resultados programados sejam atingidos, o gestor não deve ser omisso tampouco simpático durante suas atividades. A opinião é do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que participou da aula inaugural do curso de Gestores Escolares, na manhã desta quarta-feira (24/09/2014), no teatro do Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, nas Baraúnas. Comentou que se pretende quebrar paradigmas, fazer releituras de conceitos.

“Este curso é uma demonstração de que a administração municipal quer melhorar a gestão nas nossas escolas. Nos digam o que desejam porque estamos dispostos a atende-los”, afirmou o prefeito. A formação continuada é resultado de cooperação técnica com o Campus XI da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), localizado em Serrinha. Terá cem horas e será na modalidade semipresencial – parte do curso será on line, o chamado trabalho virtual de aprendizado.

Para o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, a gestão nas escolas vai contribuir especialmente para a formação dos alunos e da educação básica na rede municipal de Feira de Santana. Salienta, entretanto, que apenas a formação não atende as necessidades da nova escola. “Muitos estudantes não sabem ler ou escrever, mas dominam ferramentas da informática”. Os gestores e professores devem estar preparados para atender estas demandas.

A secretária de Educação de Feira de Santana, Jayana Ribeiro, classificou a formação como muito importante para o município. Considera o fortalecimento da gestão escolar um dos compromissos do governo para com o setor. “Será uma formação específica e personalizada: pedagógica, financeira e administrativa. Pensada a partir das escolas e com as escolas”.

A diretora do Departamento de Educação do campus XI, Elivânia dos Reis Alves, comentou que o curso vai trabalhar todas as áreas da gestão escolar, com uso de ferramentas importantes, como projeto pedagógico, prestação de contas e diversidade.

Cerca de 280 gestores – diretores e vice-diretores, participarão do curso, que é dividido em seis módulos e vai ser encerrado em abril do próximo ano. Os conteúdos são os seguintes: “O papel do gestor no atual contexto educacional e escolar”, “Gestão escolar: a dimensão financeira em foco”, “Construção de plano de trabalho da equipe gestora”, “Gestão escolar: uma análise da dimensão administrativa”, “Gestão pedagógica na escola: o gestor como articular da diversidade no espaço escolar” e “Ação gestora na escola”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]