“Paulo Souto não tem autoridade para criticar o SAC”, responde líder do governo Wagner

José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) critica ex-governador Paulo Souto.
José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) critica ex-governador Paulo Souto.
José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) critica ex-governador Paulo Souto.
José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) critica ex-governador Paulo Souto.

Em notícia veiculada em diversos veículos da imprensa, o candidato do DEM, Paulo Souto, criticou o Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC, afirmando que o órgão deveria voltar a ter o padrão de quando foi criado em 1995, no seu primeiro governo.

Parece que o candidato Paulo Souto não recorre a um posto SAC há pelo menos oito anos. Caso o fizesse ia poder constatar que a rede de postos de atendimento ao cidadão, criado por ele em 1995, está muito melhor do que ele deixou ao final de 2006.

As melhoras empreendidas pelo governo Wagner no SAC são visíveis. Em sete anos, o Governo recuperou e modernizou a infraestrutura das unidades deixadas pelo ex-governador em condições deploráveis, além de duplicar a rede, saindo de 25 unidades para 52 postos na capital e interior do Estado. “Ele só pode estar se fazendo de esquecido, porque foi no governo Wagner que implantamos sistemas decisivos para a melhoria do atendimento ao cidadão. Paulo Souto não tem autoridade para criticar o SAC”, ressaltou o parlamentar.

Dentre as inovações voltadas para melhorar o atendimento, estão a criação do sistema Atende que gerencia as filas nos postos, e o sistema de Hora Marcada, que possibilita ao cidadão fazer o seu planejamento de quando quer ser atendido, com comodidade e agilidade. As unidades que atendem por Hora Marcada oferecem 8,5 mil atendimentos diários nos cinco postos da rede. A sistemática de Hora Marcada, além de pioneira no país, já é referência entre as centrais de atendimento dos demais estados brasileiros. “Em Feira de Santana tínhamos apenas uma unidade de atendimento, e ampliamos para duas com o SAC da rodoviária, um dos mais modernos da Bahia”

A rota Móvel também passou por um processo de ampliação e modernização. Antes, dois caminhões faziam os roteiros de visita ao interior. Hoje, três carretas, com tecnologia de ponta e climatizadas, ampliaram a capacidade de atendimento em 50%.

Para atender os municípios de pequeno e médios porte, o Governo Wagner criou o Ponto Cidadão, unidade compacta do SAC presente em 16 municípios, implementado em 2008, para ofertar um kit com até seis tipos diferentes de serviços: Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho (CTPS), Antecedentes Criminais, Intermediação de mão de obra (Sinebahia), Atendimento Previdenciário. “Por tudo isso, digo com absoluta convicção: Não foi uma boa sacada criticar o SAC”, finalizou Zé Neto.

REDE SAC – NÚMERO DE POSTOS:

ANTES (até dez 2006)

· 25 postos
· 11 na capital
· 14 em municípios do interior
· 2 unidades móveis – SAC Móvel

HOJE
· 52 Postos SAC (Unidade Fixa, Ponto Cidadão e SAC Móvel)
· 33 postos SAC – [ 14 capital / 19 interior]
· 16 Pontos Cidadão [municípios de pequeno e médio portes]
· 3 unidades móveis – SAC Móvel

EM CONSTRUÇÃO

· + 9 novas unidades – [ Caetité / Camacan / Cícero Dantas / Guanambi / Itabuna (novo posto) / Piritiba / Ribeira do Pombal / Rio Real / Vitória da Conquista (segunda unidade)

Redação do Jornal Grande Bahia
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